Publicidade
SBT Sports

Relembre todos os títulos da seleção brasileira na Copa América

Brasil é o terceiro maior vencedor do torneio continental mais antigo do mundo, com nove troféus

Imagem da noticia Relembre todos os títulos da seleção brasileira na Copa América
Relembre todos os títulos da seleção brasileira na Copa América
• Atualizado em
Publicidade

Brasil e Argentina farão a final da Copa América neste sábado, às 21h, no Maracanã. A seleção brasileira é a terceira maior campeã do torneio continental mais antigo do mundo, com nove troféus, justamente atrás dos argentinos, com 14, e Uruguai, com 15.

Relembre, abaixo, os nove títulos da seleção brasileira:

1919

Disputado pelas seleções da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, esta edição do torneio sul-americano teve como sede o Brasil e era programada inicialmente para ser realizada em 1918. No entanto, por conta da epidemia da gripe espanhola, a competição acabou sendo adiada por um ano.

No quadrangular inicial, tanto Brasil quanto Uruguai venceram a Argentina e o Chile e empataram os jogos entre si, ficando assim em igualdade de pontos. Com isso, foi realizado um jogo extra para decidir o campeão, jogo este que ficou marcado como o mais longo da história do futebol.

A final, que terminou em 0 a 0 no tempo regulamentar, acabou tendo dois tempos extras de 30 minutos cada, resultado de um acordo entre os times. Com isso, a partida teve 150 minutos, algo impossível de acontecer nas regras atuais do futebol. O jogo acabou em 1 a 0 para o Brasil, com o gol sendo marcado por Arthur Friedenreich. Todo o torneio foi realizado no Estádio das Laranjeiras.

11 jogadores da seleção brasileira em 1919
Primeiro título da história da seleção brasileira (Foto: Reprodução/Revista O Malho)

1922

Novamente como anfitrião, o Brasil foi campeão desta edição realizada em turno único, de maneira similar à anterior. Este torneio contou com a participação de cinco seleções: Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, além do Brasil.

Esta competição ficou marcada como a que inaugurou o acirramento de rivalidades entre as seleções e a de polêmicas com arbitragens. Os jogadores uruguaios chegaram a abandonar o campo na partida contra o Paraguai por discordarem de marcações do árbitro brasileiro Pedro Santos, enquanto os paraguaios abandonaram o duelo com a Argentina. Neste caso, o motivo do abandono foi a discordância da marcação de um pênalti pelo árbitro Henrique Vignal, também brasileiro.

Ao término do turno, três seleções terminaram empatadas em pontos. Uma delas, o Uruguai, desistiu do torneio, restando a Brasil e Paraguai decidirem o título. A seleção brasileira venceu a final por 3 a 0.

Estádio das Laranjeiras na final de 1922
Brasil se tornou bicampeão vencendo no Estádio das Laranjeiras

1949

Terceira vez que a Copa América é realizada no Brasil, terceiro título brasileiro. Esta edição já possuía maior tamanho que as anteriores vencidas pela Canarinha, até mesmo por ter sido realizada em um período que o futebol já estava profissionalizado. Participaram do torneio de 1949 as seleções da Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, em formato de turno único.

Na última partida do torneio, o Brasil liderava e precisava apenas de um empate contra o Paraguai para se sagrar campeão. No entanto, os paraguaios venceram a seleção Canarinha, empataram na quantidade de pontos e obrigaram a realização de um jogo de desempate. Os anfitriões se recuperaram e garantiram o título, com uma vitória marcante pelo placar de 7 a 0, com show de Ademir, Tesourinha e Jair.

1989

Após 40 anos de hiato, a Copa América volta a ser realizada no Brasil. Com o retorno do torneio ao solo brasileiro, também ficou marcado a volta da taça à seleção, com esta edição sendo importante para o país por ter sido o primeiro título do Brasil desde a Copa do Mundo de 1970, encerrando um jejum de 19 anos.

A Copa América de 1989 contou com a participação das 10 seleções membras da Conmebol separadas em dois grupos. No grupo A, Paraguai e Brasil avançaram e deixaram Colômbia, Peru e Venezuela para trás, enquanto Argentina e Uruguai superaram Chile, Equador e Bolívia no grupo B.

As quatro melhores equipes se enfrentaram num quadrangular, que acabou resultando em vitórias de Brasil e Uruguai contra Argentina e Paraguai. A última partida do torneio foi considerada uma final pois, apesar de se tratar de um formato de acúmulo de pontos, apenas Uruguai e Brasil possuíam chances de se tornarem campeões e eram justamente estes os time a se enfrentarem. Com um gol do baixinho Romário, a Canarinha se sagrou campeã, batendo a Celeste por 1 a 0 no Maracanã.

Capitão do Brasil erguendo a taça em 1989
Brasil quebrou o jejum de títulos em 1989 (Foto: Acervo CBF)

1997

O Brasil não podia ser campeão da América só dentro de casa, né? E esta edição foi essencial para acabar com esta marca que perdurava desde 1919. Sediada na Bolívia, a Copa América de 1997 foi a primeira que a seleção brasileira venceu fora de seus domínios. Para a disputa do torneio, foram as 10 seleções da Conmebol mais duas da CONCACAF convidadas, sendo elas México e Costa Rica.

Esta edição do torneio contou com três grupos de quatro em que se classificavam os dois primeiros de cada, além dos dois melhores terceiros colocados no geral. Com três vitórias em três jogos na fase de grupos, o Brasil foi invicto ao mata-mata e permaneceu assim, batendo o Paraguai nas quartas, o Peru por impressionantes 7 a 0 nas semis e, finalmente, os anfitriões da Bolívia por 3 a 1 na final. Após o jogo que rendeu o título, o técnico Zagallo proferiu aos repórteres de campo a célebre frase, lembrada até os dias de hoje: "vocês vão ter que me engolir!". Uma campanha icônica.

Ronaldo Fenômeno beijando a taça da Copa América; ao fundo, jogadores da seleção brasileira
Brasil foi campeão de forma invicta em 1997 (Foto: CBF)

1999

Realizada no Paraguai, esta edição da Copa América não se diferenciou muito da realizada dois anos antes. O formato seguiu o mesmo, com a participação das 10 seleções da Conmebol e duas convidadas - neste caso, foram México e Japão - dividas em três grupos com quatro equipes cada. Passaram para o mata-mata os dois melhores times de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados.

Assim como o formato, o resultado também foi parecido. O Brasil saiu do torneio com 100% de aproveitamento, com 6 vitórias em 6 partidas, vencendo a Argentina nas quartas, México nas semis e Uruguai na final, com direito a show de Rivaldo e Ronaldo Fenômeno.

2004

A 41ª edição da Copa América teve como sede o Peru e seguiu exatamente o mesmo regulamento das duas edições anteriores, com as duas equipes convidadas neste caso sendo México e Costa Rica.

Desta vez, no entanto, o Brasil teve mais dificuldades. Na fase de grupos, a seleção canarinha passou em segundo lugar com duas vitórias e uma derrota, esta sendo para o primeiro colocado, Paraguai. Nas quartas, o Brasil venceu o México por 4 a 0, mas acabou passando do Uruguai na semi apenas nos pênaltis, se classificando então para a final contra a Argentina.

A final de 2004 é uma das mais icônicas da história da Copa América. O jogo estava empatado em 1 a 1 até os 87 minutos, quando Delgado desempatou para os argentinos. Aos 93, Adriano Imperador recebe na área, mata a bola de costas para o gol e gira, marcando um golaço e levando a torcida brasileira à loucura. Nos pênaltis, o Brasil venceu por 4 a 2 e se sagrou campeão.

Alex erguendo a taça da Copa América em 2004 em conjunto com os jogadores da seleção brasileira
Em final memorável, Brasil se sagrou campeão da Copa América em 2004 (Foto: Divulgação)

2007

A Copa América de 2007 foi sediada na Venezuela, único país do continente sul-americano que ainda não havia sediado o evento. Esta edição teve como países convidados o México e os Estados Unidos.

Em sua estreia no torneio, o Brasil perdeu para o México por 2 a 0, mas avançou de fase após vencer o Chile e o Equador. No mata-mata, a seleção brasileira bateu o Chile por 6 a 1 nas quartas, empatou em 2 a 2 com Uruguai nas semis e avançou nos pênaltis, assim como na edição anterior, e novamente enfrentou a Argentina na final. Desta vez, no entanto, a partida foi mais fácil. Com gols de Júlio Baptista, Ayala contra e Daniel Alves, o Brasil venceu por 3 a 0.

Daniel Alves e Júlio Baptista se cumprimentando
Daniel Alves e Júlio Baptista marcaram na final da Copa América 2007 (Foto: Sergio Pinto/CBF)

2019

"Na minha casa mando eu". Esta frase seria um bom lema para a seleção brasileira quando o assunto é Copa América, já que o Brasil novamente se sagrou campeão quando a competição foi sediada no país, mantendo um retrospecto de 100% em títulos como anfitrião do torneio. Para esta edição, os convidados foram Japão e Qatar.

Na fase de grupos, amplo domínio brasileiro contra Bolívia e Peru, derrotados por 3 a 0 e 5 a 0 respectivamente. No entanto, a seleção acabou encontrando dificuldades contra a Venezuela e empatando em 0 a 0. Esta dificuldade se repetiu nas quartas contra o Paraguai, quando o Brasil novamente empatou em 0 a 0, passando na disputa de pênaltis.

As coisas ficaram diferentes nas semifinais. Contra a Argentina, o Brasil passou em um 2 a 0 com gols de Firmino e Gabriel Jesus. Na final, enfrentando o Peru, a seleção brasileira saiu campeã por 3 a 1, com gols de Everton, Gabriel Jesus e Richarlison.

Seleção brasileira comemorando título da Copa América 2019
Daniel Alves foi o capitão do título da Copa América 2019 (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Será que o domínio brasileiro como anfitrião permanecerá? Você pode acompanhar a grande final no SBT.

Publicidade

Últimas notícias

ver mais
Ronaldinho Gaúcho fará jogo das estrelas na Itália
Futebol - 29/08/2025 às 16:45

Ronaldinho Gaúcho fará jogo das estrelas na Itália

Ao lado do eterno camisa 10 nomes como Maicon, Hernanes, Gabigol, Iaquinta, Quagliarella e Zaccardo vão estar no evento
Botafogo x Bragantino: onde assistir, escalações e arbitragem
Brasileirão - 29/08/2025 às 16:30

Botafogo x Bragantino: onde assistir, escalações e arbitragem

Jogo acontece no estádio Nilton Santos
Neymar treina e deve reforçar Santos contra o Fluminense
Santos - 29/08/2025 às 16:25

Neymar treina e deve reforçar Santos contra o Fluminense

Craque deve estar à disposição para estreia de Vojvoda no comando do Peixe
Nottingham Forest entra na briga por John, do Botafogo
Botafogo - 29/08/2025 às 16:00

Nottingham Forest entra na briga por John, do Botafogo

Evangelos Marinakis tenta convencer John Textor a liberar goleiro
Empresário volta atrás e vai concorrer à presidência do Grêmio
Grêmio - 29/08/2025 às 15:22

Empresário volta atrás e vai concorrer à presidência do Grêmio

Dois dias depois de afirmar que não iria concorrer, Marcelo Marques retorna e segue como favorito na eleição
Matheuzinho não tem lesão, mas vira dúvida no Corinthians para o Dérbi
Corinthians - 29/08/2025 às 15:06

Matheuzinho não tem lesão, mas vira dúvida no Corinthians para o Dérbi

Lateral-direito sentiu uma sobrecarga na coxa direita e pode desfalcar Timão no clássico
Gallardo analisa duelo contra o Palmeiras na Libertadores: "Não quer jogar contra a gente"
Libertadores - 29/08/2025 às 12:45

Gallardo analisa duelo contra o Palmeiras na Libertadores: "Não quer jogar contra a gente"

Treinador argentino projeta confronto parelho contra a equipe alviverde
Atlético anuncia demissão de Cuca após sequência de resultados ruins
Atlético-MG - 29/08/2025 às 12:32

Atlético anuncia demissão de Cuca após sequência de resultados ruins

Treinador recebeu o aviso de seu desligamento pela diretoria do Galo, na manhã desta sexta-feira (29), em retorno ao CT
Flamengo garante mais tempo para estádio em acordo com Prefeitura do Rio
Flamengo - 29/08/2025 às 12:30

Flamengo garante mais tempo para estádio em acordo com Prefeitura do Rio

Rubro-Negro assina novo termo de compromisso que derruba obrigação de obra no Gasômetro ser concluída até 2029
Mário Bittencourt afirma que Fluminense não deve contratar mais reforços na janela
Fluminense - 29/08/2025 às 12:15

Mário Bittencourt afirma que Fluminense não deve contratar mais reforços na janela

Presidente explica que Tricolor deve finalizar a janela com John Kennedy, Lucho Acosta, Santi Moreno e Igor Rabello
Publicidade
Publicidade
Publicidade