Volpi brilha, Grêmio bate o Juventude nos pênaltis e avança a final do Gauchão
Gol de bicicleta nos acréscimos levou decisão para as penalidades

O Grêmio está na final do Campeonato Gaúcho pela oitava vez consecutiva. Na tarde deste sábado (1), o Tricolor venceu o Juventude nos pênaltis, após um empate dramático no tempo normal por 2 a 1, no Alfredo Jaconi. O grande herói da classificação foi o goleiro Tiago Volpi, que pegou três cobranças na disputa.
O jogo
A primeira etapa foi nervosa, com muita marcação e poucas oportunidades. O Juventude cresceu nos minutos finais e levou perigo em finalizações de Jean Carlos e Batalla. Aos 42 minutos, o zagueiro Jemerson recebeu amarelo e, quatro minutos depois, foi expulso, deixando o Grêmio com um a menos.
Com superioridade numérica, o Juventude pressionou na volta do intervalo e abriu o placar aos 21 minutos, quando Adriano Martins cabeceou cruzado após assistência de Ênio. O time da casa ampliou aos 39, com Mandaca aproveitando passe de Nenê.
O Grêmio reagiu na base da insistência e, aos 51 minutos, Gustavo Martins marcou de bicicleta após confusão na área, levando a decisão para os pênaltis. O gol gerou reclamações dos jogadores do Juventude, resultando em uma paralisação de mais de dez minutos.
Pênaltis e classificação tricolor
Nas penalidades, Gustavo defendeu as cobranças de Pavón e Villasanti, mas Tiago Volpi brilhou ainda mais ao pegar os chutes de Nenê, Alan Ruschel e Ênio, garantindo a classificação gremista.
Próximos compromissos
O Grêmio aguarda o vencedor do confronto entre Internacional e Caxias para conhecer seu adversário na final do Gauchão. O primeiro jogo da decisão será no fim de semana dos dias 8 ou 9 de março. Já o Juventude, eliminado da Copa do Brasil, volta a campo apenas na estreia da Série A do Campeonato Brasileiro.