Fluminense é freguês do Corinthians em mata-mata; veja retrospecto
Equipes se enfrentam na noite desta quarta-feira (24), no Maracanã, pela ida da semifinal da Copa do Brasil

SBT Sports
24/08/2022 às 08:30 • Atualizado 08/12/2023 às 19:05
Adversários na Copa do Brasil 2022, Fluminense e Corinthians vão a campo nesta quarta-feira (24), no Maracanã, às 19h30, pela ida da semifinal do torneio. Historicamente, neste modelo decisivo de mata-mata, o Timão tem ampla vantagem sobre o Tricolor das Laranjeiras: são cinco triunfos contra apenas um.
A primeira vez que as equipes se enfrentaram desta forma foi pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, em um episódio que ficou conhecido como "invasão corintiana". Cerca de 73 mil torcedores do Corinthians foram até o Maracanã para assistir a classificação alvinegra, que veio nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal. O Internacional venceu a final.
Foi no segundo mata-mata entre as equipes que o Flu conseguiu seu único sucesso. Na semi do Brasileiro de 1984, o Tricolor venceu a partida de ida por 2 a 0, fora de casa, e administrou um 0 a 0 no jogo de volta. Na finalíssima, o Flu venceu seu rival Vasco da Gama.
Após 18 anos, Corinthians e Fluminense voltaram a se cruzar na semifinal do Campeonato Brasileiro de 2002. Depois de perder no Rio de Janeiro por 1 a 0, o Timão venceu em São Paulo por 3 a 2 e avançou à final por ter ficado à frente na tabela dos pontos corridos, pré-mata-mata. O Santos foi o grande campeão.
Os três encontros seguintes foram em copas, já que o Brasileirão passou a ser disputado totalmente em modelo de pontos corridos. Em 2009, paulistas e cariocas se cruzaram nas quartas de final da Copa do Brasil, novamente com sucesso do Timão: 3 a 2 no agregado a favor do time que se sagraria campeão do torneio.
Novamente na Copa do Brasil, em 2016, Corinthians e Fluminense se cruzaram nas oitavas de final, e, novamente, deu Timão. O 1 a 1 no jogo de ida manteve tudo aberto para a volta, vencida pelo clube paulista por 1 a 0.
O último encontro de Fluminense e Corinthians em mata-mata foi pela Copa Sul-Americana, nas quartas de final de 2019. Após um 0 a 0 na partida de ida, o Timão conseguiu arrancar um empate em 1 a 1 no Rio de Janeiro e avançou à semi pelo critério de gol fora - o Alvinegro foi eliminado na fase seguinte pelo Independiente del Valle, campeão da competição continental naquele ano.