Fã confesso de Cruyff, Jorge Jesus tem ligação histórica com o Barcelona
Mister não esconde a admiração pelo ídolo do Barça, clube que o Benfica enfrenta nesta terça (23) pela Liga dos Campeões

SBT Sports
23/11/2021 às 08:00 • Atualizado 08/12/2023 às 18:14
Comandante do Benfica, Jorge Jesus é um treinador de ideias bastante claras. A visão do experiente técnico português acerca do futebol foi definida com a inspiração de um ídolo: Johan Cruyff. Nome histórico do Barcelona, o holandês representa grande parte do que o Mister pensa sobre o esporte mais popular do planeta. O técnico dos Encarnados vai reencontrar parte da própria história nesta terça (23), no Camp Nou, no duelo diante do Barça - o SBT transmite o jogo a partir das 16h45.
Não há muitos registros sobre o fato, mas Jorge Jesus realizou um estágio no Barcelona durante o período em que dava os primeiros passos para iniciar a carreira de treinador. Na Catalunha, o português foi adquirir conhecimento justamente com Johan Cruyff, que trilhava um caminho vitorioso na equipe blaugrana.
Foi em 1993 o ano em que Jesus passou um tempo no Barça. O período de aprendizado do lusitano no clube aconteceu poucos meses depois de os comandados de Cruyff conquistarem a Liga dos Campeões. Aquele time do Barcelona ficou conhecido como Dream Team - uma comparação ousada com a então seleção de basquete dos Estados Unidos.
"O que mais me fez criar uma enorme estima por ele (Cruyff) foi a ideia de jogo que tinha como treinador do Barcelona", declarou Jorge Jesus em uma ocasião. O jovem comandante partiria dali para trabalhar no Felgueiras, de Portugal, que foi a primeira equipe da carreira do técnico.

Em 2016, ano em que o holandês faleceu, o Mister não escondeu que foi influenciado pela lenda do Barça. "Também fui um pouco influenciado por essa ideia de que ganhar é mais importante, mas não o suficiente. Sou um grande defensor dessa ideia que partilho na minha forma de ver o futebol. Mas Cruyff só há um. Era uma grande figura, um dos grandes mentores e criadores do que é o futebol moderno".
Nesta terça (23), o confronto no Camp Nou terá grande importância para quem avançar no Grupo E. Benfica e Barcelona vão se enfrentar em um duelo com caráter eliminatório. A partida, porém, será a chance de Jorge Jesus revisitar um local que definiu a forma em que português vê o futebol, justamente em uma partida contra o clube que Johan Cruyff pôde deixar grande parte do próprio legado.