CBF libera áudio do VAR em revisão de pênalti de Flamengo x Bahia; veja
"Ele (Conti) está em uma ação de bloqueio. Ele corre o risco, e pega no braço. Vou manter a penalidade", justifica o árbitro Vinícius Gonçalves

SBT Sports
12/11/2021 às 16:13 • Atualizado 08/12/2023 às 18:13
A CBF liberou na tarde desta sexta-feira (12) a conversa entre o árbitro Vinícius Gonçalves e árbitro de vídeo Elmo Alves Resende Cunha, que fizeram a revisão do lance do pênalti marcado erradamente a favor do Flamengo na vitória do Rubro-negro por 3 a 0 sobre o Bahia, na última quinta-feira (11).
O lance gerou revolta e indignação na equipe tricolor, que cogitou não voltar a campo para a disputa do segundo tempo. A conversa entre os árbitros mostra que o Vinícius Gonçalves viu a bola atingir o bíceps de Conti, e por isso ele manteve a penalidade.
Na manhã desta sexta, o então chefe da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, foi demitido. O departamento será comandado interinamente por Alício Pena Júnior até o fim deste ano. O novo mandatário elogiou a arbitragem brasileira e afirmou que seu objetivo será reduzir a pressão exercida na tomada de decisões.
Veja o diálogo entre Vinícius Gonçalves (árbitro de campo) e Elmo Alves Resende Cunha (árbitro de vídeo):
Elmo: Vinícius, narra o que você viu.
Vinícius: Eu vejo um bloqueio com a mão, mais alto que o ombro. Eu vejo pegar na mão.
Elmo: Recomendo revisão porque a bola bate no peito do jogador e vai no braço. O braço que está aberto não tem toque, está ok? Parei no ponto de contato quando a bola bate no peito e segue no braço. No braço que está esticado para cima não tem toque com a mão na bola, tá ok?
Vinícius: Eu vejo a bola pegar no bíceps dele, está vendo? Tem outra câmera?
Elmo: Vou te mostrar que não tem outro toque. Qual braço você está falando? O direito ou o esquerdo?
Vinicius: O direito.
Elmo: Ela bate no peito e vai no bíceps.
Vinícius: Concordo com o que você fala, mas ele está em uma ação de bloqueio. Ele corre o risco, e pega no braço. Vou manter a penalidade, está bom?
Elmo: Ok.