Santos é cobrado pela Fifa e pode sofrer transfer ban por dívida com clube português
Arouca afirma que o Peixe pagou apenas parte da compra de João Basso; valor total da dívida chega a quase R$ 16 milhões

11/05/2025 às 13:24 • Atualizado 11/05/2025 às 17:24
O Santos foi notificado pela FIFA a quitar uma dívida de 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 15,9 milhões) com o Arouca, de Portugal, referente à contratação do zagueiro João Basso. A informação é do portal UOL.
A entidade máxima do futebol deu ganho de causa ao clube português, que acionou a FIFA por atraso no pagamento da transferência. A diretoria santista, no entanto, ainda pretende recorrer da decisão.
Segundo o Arouca, o Santos, que contratou João Basso em julho de 2023, pagou apenas a primeira parcela — no valor de 500 mil euros — e não efetuou novos depósitos desde então. Diante da inadimplência por mais de um ano, o clube português moveu ação na FIFA.
Com a incidência de juros e multa, a dívida total chega agora aos 2,5 milhões de euros. Caso o pagamento não seja realizado ou um acordo não seja firmado, o Santos pode ser punido com o transfer ban, ficando impedido de registrar novos jogadores.
João Basso chegou à Vila Belmiro durante o Campeonato Brasileiro de 2023, ano em que o clube foi rebaixado para a Série B. No início de 2024, ele retornou de empréstimo ao Estoril, de Portugal, e fez parte da campanha que recolocou o Peixe na elite do futebol nacional, com apenas oito partidas disputadas.
Nesta temporada, o zagueiro começou como titular, mas perdeu espaço após atuações irregulares. Basso não entra em campo desde o dia 12 de fevereiro.