Em última final de Copa América, Messi perdeu pênalti decisivo e "se aposentou" da Argentina
Astro da Albiceleste desperdiçou cobrança na decisão do torneio em 2016 e anunciou que aquele seria "seu fim" na seleção

SBT Sports
09/07/2021 às 09:00 • Atualizado 08/12/2023 às 17:52
Há cinco anos, Messi anunciava sua aposentadoria da seleção argentina. "É duro, não é momento de análises. No vestiário pensei que esse é o final para mim na seleção. Não é para mim", cravou o camisa 10, desolado.
A frase foi dita em 2016, logo após a Argentina perder a final da Copa América Centenário para o Chile nos pênaltis. Messi foi o primeiro a cobrar. Confiante, tendo visto o chute de Vidal parar nas mãos de Romero, o craque ajeitou a bola, olhou fixamente nos olhos de Ospina e isolou.
Os mais de 80.000 espectadores presentes na MetLife Arena, em Nova Jersey, no Estados Unidos, ficaram incrédulos. Ninguém esperava que o jogador, até então eleito cinco vezes o melhor do mundo (hoje são seis), desperdiçaria a cobrança, mas aconteceu.
Essa foi terceira decisão de Copa América que escapou das mãos de Messi. Em 2007, contra o Brasil, e em 2015, contra o Chile, o camisa 10 já havia visto a seleção esbarrar no título. A derrota de 2016 teve um sabor ainda mais amargo, já que foi terceira final seguida, incluindo a Copa do Mundo de 2014, que a Argentina perdeu.
Messi ficou afastado da seleção por dois anos. Ele até cogitou não participar da Copa do Mundo da Rússia, em 2018, mas voltou atrás. Um dia antes de a Albiceleste estrear no Mundial, o camisa 10 publicou um texto no jornal La Nacion, de seu país, agradeceu pelo apoio que recebeu durante o período em que ficou ausente.
"Quando eu saí da equipe depois da Copa América nos Estados Unidos não queria causar mal a ninguém. Eu só queria ajudar, como eu sempre tentei fazer. Depois de perder essa final com o Chile, passou muito sobre minha cabeça. Foram tempos muito difíceis, mas então eu percebi que eu amo o meu país muito, meu povo e esta camisa. Mais uma vez agradeço a todo o meu povo, nas proximidades, e todos aqueles que me apoiaram e continuam apoiando", escreveu.
A Argentina se classificou às oitavas de final em segundo lugar do seu grupo, com a pior campanha entre as seleções que avançaram. Na fase de mata-mata, a Albiceleste perdeu para França por 4 a 3 e se despediu de mais uma competição. Já são 28 anos sem títulos.
Incentivo não falta a Messi e seus companheiros para quebrar esse jejum. Brasil e Argentina vão a campo neste sábado, às 21h, no Maracanã, pela final da Copa América. O jogo terá cobertura do SBT a partir das 20h15.