A Argentina está garantida na Copa do Mundo de 2026. A classificação foi confirmada antes mesmo de a bola rolar no clássico contra o Brasil, nesta terça-feira (25), no Monumental de Núñez. O empate sem gols entre Bolívia e Uruguai, em jogo encerrado mais cedo, assegurou a vaga dos hermanos no próximo Mundial.
Campeã mundial em 2022 e atual líder das Eliminatórias Sul-Americanas, a seleção comandada por Lionel Scaloni mantém uma sequência histórica: desde 1974, os argentinos estiveram presentes em todas as Copas do Mundo, sendo a de 1970 a última ausência.
Mesmo sem Lionel Messi, poupado do duelo com o Brasil, a equipe argentina soma 28 pontos em 13 jogos e não pode mais ser ultrapassada ao ponto de perder ao menos uma vaga na repescagem — concedida ao sétimo colocado das Eliminatórias da Conmebol.
A vaga vem como coroação do momento vitorioso da Albiceleste. Além do título no Catar, os argentinos conquistaram a Copa América de 2024, vencendo a Colômbia na final com gol de Lautaro Martínez na prorrogação. Desde então, foram sete partidas: quatro vitórias, dois empates e uma derrota.
Líder do ranking da Fifa, a Argentina ainda tem cinco jogos a disputar nas Eliminatórias, mas agora entra em campo com a tranquilidade de quem já garantiu seu lugar na Copa que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.