Ídolos do Palmeiras, Felipão e Abel foram companheiros na seleção portuguesa
Comandantes travam duelo decisivo pela semifinal da Libertadores; técnico do Alviverde foi treinado por Felipão na seleção de Portugal

SBT Sports
30/08/2022 às 09:00 • Atualizado 08/12/2023 às 19:06
Athletico-PR e Palmeiras decidem a partir desta terça-feira (30), com transmissão do SBT, quem avança à semifinal da Copa Libertadores. Fora de campo, o duelo entre alviverde e rubro-negros coloca frente a frente dos técnicos que são ídolos do Palestra, Felipão e Abel Ferreira. Além da idolatria que nutrem com a torcida do clube paulista, os dois comandantes possuem outra coincidência: Luiz Felipe Scolari, então treinador de Portugal, convocou Abel quando o portugês ainda era jogador.
O fato ocorreu em 2004, às vésperas da disputa da Eurocopa, quando os portugueses sediaram o torneio continental do Velho Continente. Abel Ferreira, então lateral-direito do Sporting, foi chamado por Felipão para fazer testes na seleção europeia. O técnico revelou esta história quando foi apresentado no Palmeiras.
"Eu tinha um sonho de representar Portugal. Felipe Scolari me chamou para fazer 15 dias de trabalho, antes do Eurocopa de 2004. Naquele momento a gente tinha muitos laterais-direitos. Foi ele que me chamou quando eu estava no Sporting, teve uma conversa espetacular. Me disse que estrearia se nos classificássemos antes, mas isso não aconteceu e ficou para o último jogo. Tenho ótima relação com ele", relembrou Abel.
Portugal fez uma Europa marcante naquele ano, mas ficou com o vice-campeonato para a surpreendente Grécia. Ainda assim, a trajetória de Felipão e Abel Ferreira não foi encerrada ali. Em 2008, o lateral foi chamado novamente pelo técnico brasileiro. Este encontro entre os dois foi relembrado em um vídeo publicado pelo Palmeiras em junho de 2021.
Abel se aposentou da carreira de jogador cedo, aos 33 anos, e quis o destino que o portugês se tornasse técnico e ídolo justamente do Palmeiras, clube que carrega marcas de Felipão. No Verdão, os dois treinadores possuem histórias semelhantes, especialmente na Libertadores, torneio conquistado pelos dois comandantes à frente do time palestrino.
Os técnicos de Athletico-PR e Palmeiras se enfrentaram uma única vez. No dia 2 de julho, o Furacão de Scolari bateu o Alviverde de Abel por 2 a 0 pelo Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque. Embora derrotado, o técnico português elogiou o experiente treinador.
"Ele (Felipão) tem 73 anos, eu tenho 43 e tenho muito a aprender com ele. Treinador que conhece muito bem o futebol brasileiro, como se ganha. Muita gratidão como jogador, treinador e português, que sou. Foi uma pessoa que mudou a mentalidade em Portugal, como torcer para a seleção, nunca vou esquecer da bandeirinha que todos os portugueses colocaram nas suas casas para torcer para o Portugal. Abraço de gratidão e para dar parabéns porque foi melhor no que tem a ver com o eficiente", disse o comandante palmeirense.
Do outro lado, Luiz Felipe Scolari não escondeu o apreço que possui por Abel Ferreira. Em entrevista exclusiva ao SBT Sports, o experiente comandante apontou que o português "será um dos grandes treinadores do mundo todo". Felipão ainda relembrou as duas vezes que convocou o antigo lateral-direito.
"Eu convoquei ele duas vezes para jogos da seleção portuguesa. Eu brinco com ele que ele era um jogador 6, 5, 7. Ele dá risada. Como jogador, ele se preocupava com os companheiros, com algumas situações de jogo, mesmo sendo atleta. Ele já tinha alguns lampejos de técnico sendo atleta. E o Abel será pra mim os dos grandes treinadores do mundo todo. É inteligente, dedicado, correto, uma pessoa muito boa. Eu gosto demais dele", disse o comandante do Furacão.
"O Abel será um dos grandes treinadores do mundo todo" ? Em entrevista exclusiva ao @teojose no #SBTSports, Felipão falou o que acha do treinador do Palmeiras pic.twitter.com/3xTcyrJIIa
? SBT Sports (@sbt_sports) August 28, 2022
Agora, os caminhos da América do Sul colocaram Luiz Felipe Scolari e Abel Ferreira frente a frente. Ex-colegas, amigos e admiradores um do outro, os técnicos farão dois importantes duelos para as respectivas carreiras. O objetivo é um só: a vaga na final da Copa Libertadores de 2022. O primeiro confronto é nesta noite, em Curitiba, na Arena da Baixada. A partida entre alviverdes e rubro-negros pode ser acompanhada também por aqui, no site SBT Sports, ao vivo e de graça em todo o território brasileiro.