O Fortaleza deu adeus à Libertadores da América nesta quinta-feira (7). A primeira participação da história do clube cearense na competição continental teve fim após uma derrota por 3 a 0 para o tetracampeão Estudiantes de La Plata, pela volta das oitavas de final, na Argentina. Manuel Castro, duas vezes, e Zapiola marcaram os gols da noite.
Caso o Fortaleza superasse o time argentino, enfrentaria o Athletico-PR em umas das quartas de final. Do mesmo lado da chave, Atlético-MG e Palmeiras disputam a outra vaga à semifinal, e, por isso, um brasileiro já estaria obrigatóriamente na finalíssima da comeptição. Com isso, o Estudiantes ainda pode ir à final deste lado da chave. O outro lado conta com confrontos entre Corinthians x Flamengo e Vélez Sarsfield x Talleres - os times da direita decidirão em casa.
Classificado, el Pincha, como é conhecido na Argentina, encara o Athletico-PR nas quartas, com o mando de jogo da segunda partida. Essa é a primeira vez que apenas dois países têm representantes entre os oito melhores times da competição - cinco brasileiros e três argentinos. As partidas de ida serão entre os dias 2, 3 e 4 de agosto; e as da volta, 9, 10 e 11 do mesmo mês.
O jogo
Logo aos 9 minutos do primeiro tempo, Manuel Castro aproveitou bom cruzamento de Rogel, na primeira trave, e tocou de cabeça encobrindo Marcelo Boeck - 1 a 0 Estudiantes. Para piorar, aos 21, o VAR auxiliou o árbitro Esteban Ostojich em uma chamada de cartão vermelho para Yago Pikachu. O brasileiro entrou de sola na canela do atacante Mauro Boselli e foi aos vestiários mais cedo.
Na falta que originou a expulsão, o Estudiantes até balançou as redes, mas, por conta de um impedimento checado pelo VAR, a vantagem não aumentou. Mesmo com um a menos, o Leão não se entregou, continuou na briga e foi ao intervalo precisando de apenas um gol para levar a decisão aos pênaltis, já que a partida de ida foi um empate em 1 a 1 no Castelão.
A volta para a segunda etapa, porém, não foi das melhores. No primeiro minuto, Castro, de novo de cabeça, deslocou Boeck e anotou o segundo do time da casa. Abalado, aos 11, Boeck deu passe errado e entregou de bandeja para Zapiola, que teve apenas o trabalho de driblar o goleiro e mandar para as redes. A partir disso, o Fortaleza se postou melhor e impediu um placar mais elástico.