A Associação Nacional do Futebol Chileno (ANFP) anunciou a punição de 20 torcedores do Colo-Colo. Eles estão proibidos de frequentar estádios por 12 anos.
A decisão foi tomada após a invasão ocorrida no empate por 0 a 0 com o Fortaleza. O jogo foi válido pela fase de grupos da Libertadores.
A confusão começou aos 24 minutos do segundo tempo, com a quebra de um vidro da arquibancada. Revoltados com a morte de dois torcedores antes da partida, membros da torcida invadiram o gramado.
As mortes ocorreram nos arredores do Estádio Monumental David Arellano, em Santiago. Segundo as autoridades locais, a ação envolveu confronto entre torcedores e forças policiais.
Os torcedores punidos foram identificados pelas câmeras do estádio. Eles estão proibidos de entrar em arenas esportivas dentro e fora do Chile.
A ANFP classificou os atos como "destruição, ataque à propriedade pública e vandalismo". Entre os punidos, há menores de idade.
A Conmebol determinou portões fechados para os próximos jogos do Colo-Colo como mandante na Libertadores. A medida vale enquanto a investigação estiver em andamento.
Ainda não houve definição oficial sobre o duelo entre Colo-Colo e Fortaleza. A partida foi suspensa pela arbitragem e aguarda decisão da entidade.