O Barcelona se classificou para as semifinais da Champions League depois de vencer o Borussia Dortmund por 5 a 3 no placar agregado das quartas de final. Com a confirmação da vaga, o clube espanhol é um dos quatro melhores times da Europa, pela primeira vez desde a saída de Lionel Messi.
+ Assista aos melhores momentos de Borussia 3 x 1 Barcelona
O argentino deixou a Espanha em agosto de 2021 e, desde então, os catalães foram eliminados duas vezes na fase de grupos e caíram uma vez nas oitavas de final da competição. Nesta temporada, o tabu foi encerrado. Em vez de contar com uma única estrela como Lionel Messi, o time é pautado na coletividade e acumula 9 vitórias em 12 jogos na Champions League.
A equipe comandada por Hansi Flick tem como ponto mais forte o setor ofensivo. São 39 gols marcados, com uma média de mais de 3 bolas na rede por partida e o melhor ataque do torneio. O artilheiro da equipe na competição é o brasileiro Raphinha, que marcou 12 gols. O vice-artilheiro do Barcelona no torneio continental, é o centroavante polonês Robert Lewandowski, com 11 gols.
Na próxima fase, o Barcelona vai encarar a Internazionale ou o Bayern de Munique. A definição acontecerá nesta quarta-feira (16), quando as equipes se enfrentam em Milão. No jogo de ida, os italianos venceram por 2 a 1.