Veiga perde pênalti, Palmeiras acha gol no fim e vence Santos na Vila
Alviverde bate Peixe fora de casa pela 8ª rodada do Brasileirão; meia desperdiça penalidade máxima depois de 24 acertos seguidos

SBT Sports
O Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0, neste domingo (29), na Vila Belmiro, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em jogo marcado por bastante intensidade e chances para os dois lados, o Alviverde bateu o Peixe com gol de cabeça do zagueiro Gustavo Gómez, que contou com desvio no lateral Lucas Pires. O clássico ainda registrou um pênalti desperdiçado por Raphael Veiga, que deixou escapar uma sequência incrível de 24 acertos.
O primeiro tempo do clássico foi marcado por diversas oportunidades - foram sete finalizações do Peixe e 12 do Alviverde. As melhores chegadas, no entanto, foram do time da casa. Em uma delas, aos 20 minutos, Léo Baptistão ganhou da defesa palestrina e bateu cara a cara com Marcelo Lomba, que espalmou.
Aos 39 minutos, o Santos conseguiu balançar a rede com Marcos Leonardo, depois de confusão na área. O lance, porém, foi anulado pelo árbitro Luiz Flávio de Oliveira com auxílio do VAR. O árbitro cancelou o tento ao assinalar uma falta de Léo Baptistão em Zé Rafael no início da jogada.
Na segunda etapa, os comandados de Fábian Bustos voltaram a pressionar o Palmeiras. Forte na defesa, o time de Abel Ferreira bloqueou as oportunidades criadas pelos mandantes. Aos 21 minutos, o volante Rodrigo Fernández deu um tranco nas costas de Marcos Rocha, que foi ao chão. O VAR solicitou revisão de Luiz Flávio, que anotou o pênalti.
O lance que poderia definir o clássico esteve nos pés de Raphael Veiga, exímio cobrador de pênaltis. O meia do Palmeiras tentou novamente uma cobrança forte, no alto, mas a bola tocou a trave e saiu. A penalidade máxima desperdiçada pelo camisa 23 foi a primeira após 24 acertos consecutivos.
Aos 34 minutos, Gustavo Scarpa cobrou escanteio para a área, Gustavo Gómez desviou de cabeça e a bola ainda tocou no lateral Lucas Pires, que enganou o goleiro João Paulo. No fim, o Peixe ainda chegou com Ricardo Goulart, que exigiu grande defesa de Marcelo Lomba. 1 a 0 para o Palmeiras na Vila.
Com o resultado, o Palmeiras foi a 15 pontos e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro de maneira provisória - o Palestra pode ser ultrapassado pelo Corinthians até o fim da rodada. O Peixe permaneceu com 11 pontos no torneio nacional.
Santos e Palmeiras voltam a campo pelo Brasileirão no fim de semana que vem. No próximo sábado (4), o Peixe visita o Athletico-PR, em Curitiba. No dia seguinte, domingo (5), o Palmeiras recebe o Atlético-MG no Allianz Parque.