Palmeiras sonha com Mundial e novos títulos para temporada de 2022
Verdão inicia o ano de olho no Mundial de Clubes; repórter André Galvão analisa pretensões do Alviverde para 2022

SBT Sports
A história recente do Palmeiras é vitoriosa, e não há sinal de que o vinho do clube possa se transformar em água. Em 2022, o Alviverde deve seguir trilhando o caminho das conquistas. A temporada da equipe comandada por Abel Ferreira começa neste domingo (23), contra o Novorizontino, em confronto pelo Campeonato Paulista. Abaixo, o SBT Sports detalha como chega o Verdão para a temporada de 2022.
Depois de um 2021 vitorioso, com dois títulos da Libertadores e uma Copa do Brasil, o Palmeiras inicia a temporada de olho em um torneio que corresponde ainda pelo ano anterior: o Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado em fevereiro, nos Emirados Árabes. A conquista do torneio internacional é um claro desejo do Alviverde.
Entretanto, o Palmeiras ainda tem diversos torneios pela frente em 2022. O Verdão vai disputar o Campeonato Paulista, do qual é o atual vice-campeão, o Brasileirão - que a equipe não conquista desde 2018 - e a Copa do Brasil, que na última temporada os comandados de Abel Ferreira caíram precocemente para o CRB ainda na terceira rodada.

Time-base: Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Murilo; Mayke, Atuesta, Danilo e Scarpa (Piquerez); Rony, Raphael Veiga e Dudu.
Análise de André Galvão, repórter do SBT
"O Palmeiras em 2022 continua sendo uma das forças do futebol brasileiro, acho que isso é indiscutível. O Palmeiras está no topo do futebol brasileiro, junto de Flamengo e Atlético-MG. O clube não precisa fazer grandes contratações no mercado para mudar de patamar; já é o atual bicampeão da Libertadores, fez apenas reposições. Saiu Jailson e chegou Marcelo Lomba, saiu o Felipe Melo e chegou o volante Jailson. Rafael Navarro pode preencher a vaga que era do Willian, e tem o Murilo, que não repôs outro jogador, foi um pedido do Abel, um zagueiro que atuasse mais pela esquerda. O Atuesta, que joga pelo meio, é uma aposta do Palestra. Ele gera bastante expectativa.
O mais importante foi a manutenção do técnico Abel Ferreira, que vai ficar pelo menos até o término da temporada. Essa é a tendência. Com Abel Ferreira e a base mantida, não dá para descartar o Palmeiras entre os favoritos para os torneios. Não é o principal favorito, mas está entre os favoritos de Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores. Não dá para dizer que chega como favorito no Mundial. O campeão europeu sempre é mais forte, e o Chelsea é o atual campeão da Liga dos Campeões."
Pontos fortes e fracos
A continuidade de Abel Ferreira e dos jogadores mais importantes do elenco do Palmeiras naturalmente mantém o torcedor alviverde em paz. O técnico português provavelmente seja a principal força atual do Alviverde, que tem sido um time extremamente competitivo nos torneios eliminatórios. Entretanto, é necessário também destacar jogadores como Weverton, Gustavo Gómez, Danilo e Rony, peças fundamentais nas conquistas recentes.
O sistema defensivo palestrino é uma fortaleza, e neste momento é de se imaginar que o comandante palmeirense tente incrementar o jogo ofensivo da equipe. Atuesta e Rafael Navarro podem ser jogadores importantes na melhora do setor de ataque do Palmeiras. Meia de passe refinado, Eduard Atuesta pode potencializar o desempenho de jogadores da frente.

Ainda assim, o atual mercado de transferências do Alviverde parece não ser o suficiente. Um ponto fraco da equipe no momento é a posição de centroavante, que Abel Ferreira sofre para encontrar um substituto desde que Luiz Adriano entrou em conflito com a torcida. A busca por Lucas Alario deixou claro que o time paulista deseja contar com algum atleta que chegue para assumir a camisa 9.
Neste momento, além do citado Rafael Navarro, o elenco conta com Breno Lopes e Deyverson, autores dos gols que deram dois dos maiores títulos da história do clube. Os dois atacantes não costumam ser titulares com Abel Ferreira. O tempo passa enquanto há uma indefinição no setor de ataque do Palmeiras.