Diretor do Flamengo revela preocupação com jogo de volta das quartas da Libertadores
José Boto disse que árbitro de Flamengo x Estudiantes cometeu vários erros

Jogada 10
Depois das críticas à arbitragem na vitória do Flamengo sobre o Estudiantes, na última quinta-feira (18), no Maracanã, o diretor de futebol do clube, José Boto, voltou a se manifestar. O dirigente elogiou a decisão da Conmebol de retirar a expulsão de Gonzalo Plata, mas, ainda assim, fez duras críticas à atuação da comissão de arbitragem. Ele também demonstrou preocupação com o duelo de volta, na Argentina.
“Não é um erro de campo, mas é um erro que tira um jogador, um profissional, do jogo seguinte. É um erro que prejudica a equipe, e eu acho que tudo aquilo que são erros grosseiros devem ser corrigidos. A arbitragem teve um ato tão sem vergonha que a Conmebol se viu obrigada a, dentro do que podia, já que não podia rever o pênalti nem o resultado, reverter o que era possível, que foi a expulsão do Plata”, disse ao Seleção SporTV.
Na sequência, completou:
“Foi reparado o erro em relação ao Plata, mas não foi reparado o que aconteceu ontem no Maracanã. Muito sinceramente, eu estou muito preocupado para o jogo da volta, porque não é só o lance do Plata, são outros lances. Estou preocupado com o que pode acontecer fora da nossa casa.”
“Forma estranha de conduzir o jogo”
Boto também citou exemplos para justificar as críticas de arrogância à equipe de arbitragem.
“O assistente do Felipe (técnico do Flamengo) foi perguntar de forma educada sobre o critério dos amarelos ao quarto árbitro, e ele explodiu, de forma nervosa. Nem foi um simples ‘cala a boca’. Foi arrogante e agressivo. Eu mesmo, ao me dirigir ao árbitro no final do jogo, também de forma educada, perguntando o motivo da expulsão do Plata e da dualidade de critérios, ele, de forma arrogante, pediu à polícia que me afastasse. Portanto, houve uma série de comportamentos que não nos pareceram normais.”
Segundo o dirigente, os equívocos foram além dos lances interpretativos:
“Houve uma série de erros que não nos pareceram normais no futebol. Claro que há erros das equipes e erros da arbitragem, mas a forma como o jogo foi conduzido nos pareceu muito, muito estranha.”
Panorama para o jogo de volta
O Flamengo decide a vaga na semifinal da Libertadores contra o Estudiantes na próxima quinta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), em La Plata. A vitória no Maracanã por 1 a 0 garante ao time de Filipe Luís a vantagem do empate na Argentina.
“Confiamos que a Conmebol mande para lá um árbitro com coragem e que não se deixe intimidar pelo ambiente. Nós não queremos ser beneficiados, queremos ganhar ou perder dentro de campo”, concluiu Boto.