Em entrevista coletiva, após o Grêmio ser derrotado pelo Atlético-MG por 2 a 1, no jogo atrasado da 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (9), na Arena MRV, o técnico Renato Gaúcho contestou a decisão do árbitro no gol anulado de Braithwaite por toque no braço do jogador. O comandante também criticou a arbitragem pelo pênalti marcado ao time mineiro.
"É o que eu falo, o VAR apita o jogo. Cada pessoa que vai ao VAR tem uma regra. Estava no vestiário tentando ver se a bola pegou no braço do Martin. Vi por vários ângulos e não vi a bola pegando no braço. Mesmo se tivesse pego, não é que ele tivesse dominado a bola e feito o gol. Ele correu, o goleiro defendeu e ele fez o gol. Mas aí entra o VAR. No pênalti do Hulk, o Jemerson chuta o chão, o Hulk valorizou e o VAR não chamou. Onde vamos parar? Toda rodada alguém grita. As imagens estão aí, quem discordar, tem direito. Esse é o futebol brasileiro, uma bagunça", disse o técnico.
"No jogo do Vasco, o Vegetti fez gol ajeitando com a mão. Aí eu pergunto: ‘qual a regra do futebol?’. Não vejo quem vai pro VAR fazer curso. Esse gol que foi anulado mostra o quanto o futebol brasileiro é bagunçado", comparou.
O duelo entre as equipes foi bem disputado e com um primeiro tempo que definiu o resultado. Aos 11 minutos, Hulk abriu o placar para o Galo em cobrança de penalidade. O empate aconteceu aos 24 minutos, com gol de Aravena para os gremistas. Na altura dos 39 minutos, Deyverson balançou as redes e garantiu a vitória do Atlético. Apesar do revés, Renato reconheceu o bom desempenho do Grêmio e dos mandantes e lamentou por sua equipe não ter conquistado os três pontos.
"Foi um grande jogo, porque as duas equipes buscaram a vitória e criaram situações. Hoje pegamos um grande adversário e não merecíamos ter perdido", apontou o técnico Tricolor.
"O Grêmio se impõe em qualquer parte do país, contra qualquer adversário. O Grêmio respeita todos os adversários, inclusive o Internacional. Em sete dias nos jogamos três jogos, agora em 15 dias a gente faz dois jogos, mas isso é o futebol brasileiro", concluiu Renato.
Com a derrota, o Grêmio permanece com 35 pontos e ocupa a 11ª colocação da tabela. No momento, a equipe comandada por Renato está na zona de classificação para a fase de grupos da Copa Sul-Americana 2025 e está a seis pontos de distância do Z-4, respirando no Brasileirão.
Na sequência do campeonato, o Grêmio encara o clássico gaúcho Grenal, pela 30ª rodada. O Tricolor enfrenta o Internacional no dia 19 (sábado), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Beira-Rio. Visando o duelo, o técnico gremista afirmou que sua equipe está preparada e aproveitou para demonstrar insatisfação com o calendário brasileiro de competições.