A Premier League anunciou nesta quinta-feira (27) que exercerá o direito concedido pela Fifa de abrir uma janela de transferências extraordinária antes do Mundial de Clubes de 2025. Com isso, os clubes ingleses terão dois períodos de inscrições durante o verão europeu.
O primeiro será um intervalo excepcional, válido de 1º a 10 de junho, especificamente relacionado à participação no novo formato do Mundial de Clubes. Seis dias após o encerramento desta janela, a tradicional janela de verão será aberta em 16 de junho e se estenderá até 1º de setembro.
"A janela será aberta mais cedo, entre domingo, 1º de junho, e terça-feira, 10 de junho, devido a um período excepcional de inscrição relacionado à Copa do Mundo de Clubes da Fifa", explicou a Premier League em comunicado oficial.
Discussão sobre uniformização de datas
Nos bastidores, a liga inglesa tem defendido a ideia de que todas as principais competições da Europa unifiquem as datas de abertura e fechamento das janelas. Recentemente, a Premier League sugeriu que o período de transferências de verão fosse encerrado em 15 de agosto. A proposta recebeu apoio da Bundesliga e da Serie A, mas foi rejeitada pela La Liga.
A Premier League já havia adotado uma medida semelhante em 2018, antecipando o fechamento da janela, mas recuou na temporada seguinte devido a desvantagens competitivas em relação a outras ligas que mantiveram o mercado aberto por mais tempo.