Mudanças no topo: as idas e vindas dos clubes do G6 na janela de transferências
Veja como Flamengo, Cruzeiro, Bragantino, Palmeiras, Bahia e Fluminense estão se movimentando no mercado para a sequência do Brasileirão

Osmar Neto
O Brasileirão 2025 ainda não chegou à metade, mas os clubes já se movimentam dentro e fora de campo em busca de melhores resultados. Após a pausa para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, os times retomam a rotina e o mercado da bola esquenta.
A janela de transferências está aberta e será a última do ano para as equipes brasileiras. Os clubes têm até 2 de setembro para regularizar seus reforços. Pensando nisso, o SBT Sports reuniu as principais movimentações recentes dos times que estão no G6 do Campeonato Brasileiro. Confira:
- FLAMENGO - 1º LUGAR
Líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo disputou a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, mas nem por isso deixou de se movimentar no mercado de transferências. O volante Gerson deixou a equipe rumo ao Zenit, da Rússia, após o pagamento da multa rescisória de 25 milhões de euros por parte do clube europeu.
Entre as chegadas está Jorginho, que já atuou pelo Flamengo no Super Mundial e é o favorito para assumir a titularidade da equipe no segundo semestre. O clube carioca também negocia a contratação do meia-atacante Jorge Carrascal e pode vender o lateral-direito Wesley, mas nenhuma dessas negociações foi concretizada até o momento.
- CRUZEIRO - 2º LUGAR
Depois de várias contratações no último ano, o Cruzeiro vem sendo mais discreto no mercado nas últimas semanas e segue em busca de um zagueiro. Recentemente, o Cabuloso desistiu da contratação do atacante Gabri Martínez, do Braga, de Portugal. A equipe mineira já analisa outros nomes para o setor ofensivo e oficializou uma proposta de 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 22,5 milhões) pelo meia-atacante Matheus Gonçalves, do Flamengo. A negociação é considerada encaminhada por todas as partes.
- BRAGANTINO - 3º LUGAR
A equipe de Bragança Paulista anunciou nesta semana a contratação, por empréstimo, do zagueiro Gustavo Marques, de 23 anos. Além dele, o Massa Bruta demonstrou interesse na contratação de JP Chermont, do Santos, e conta com o retorno do meia-atacante Bruninho, que estava emprestado ao futebol belga. As saídas ficam por conta de Léo Realpe e Douglas Mendes, que se transferiram para o Famalicão, de Portugal, e o RB Salzburg, da Áustria, respectivamente
- PALMEIRAS - 4º LUGAR
Agressivo no mercado, o Palmeiras anunciou nesta semana a contratação do atacante paraguaio Ramón Sosa, que estava no futebol inglês. O jogador custou 12 milhões de euros (cerca de R$ 78 milhões na cotação atual) aos cofres do Verdão.
No primeiro semestre, a equipe alviverde já havia contratado o centroavante Vitor Roque para o setor. Em contrapartida, Estêvão, que já estava vendido ao Chelsea, deixou oficialmente o clube.
- BAHIA - 5º LUGAR
Em alta nas primeiras rodadas do Brasileirão, o Bahia tem adotado uma postura discreta no mercado até o momento. O Tricolor de Aço vendeu Kauã Elias para um clube da Estônia e recebeu de volta o lateral Ryan, que estava emprestado, mas que continua fora dos planos do clube.
- FLUMINENSE - 6º LUGAR
Melhor brasileiro na Copa do Mundo de Clubes, o Fluminense quer o retorno de John Kennedy, que está emprestado ao Pachuca, do México, com opção de compra, mas ainda não há nada concreto. Um jogador que pode deixar o time das Laranjeiras é o colombiano Jhon Arias, que está sendo sondado por clubes europeus.
Veja mais
+ Al-Rayyan, de Artur Jorge, encaminha contratação de Gregore, do Botafogo