Ao divulgar o calendário do futebol brasileiro para 2025 nesta terça-feira (12), a CBF publicou também uma carta assinada pelo presidente Ednaldo Rodrigues explicando os critérios de elaboração e possíveis melhorias no cronograma.
Uma das iniciativas foi enviar um ofício à Conmebol, em setembro de 2024, propondo ajustes para os torneios internacionais, com efeitos a partir de 2026 e impacto no Brasileirão de 2025.
Dentre as sugestões, destacam-se o fim dos playoffs da Copa Sul-Americana, a exclusão dos clubes brasileiros da fase preliminar da Libertadores e a conquista de mais uma vaga direta para o Brasil na fase de grupos.
Apesar das conversas informais entre dirigentes da CBF e Conmebol, o pedido formal não recebeu proposta, e a Conmebol não deve promover mudanças nas competições continentais enquanto vigorem os contratos comerciais atuais, válidos até 2026. A intenção da CBF era destacar o impacto do calendário internacional nos clubes brasileiros, especialmente com os playoffs sobrecarregando a agenda.
Neste ano, quatro equipes brasileiras (Inter, Cuiabá, Bragantino e Athletico-PR) disputaram os playoffs da Sul-Americana, aumentando o volume de jogos. Na Libertadores, o caso dos playoffs também foi citado, pois Botafogo e Bragantino precisaram disputar quatro partidas, com apenas um deles avançando após se enfrentarem.