Neymar pai apresenta projeto de novo CT e arena para o Santos
Clube planeja centro de treinamento em Praia Grande e estádio com nome do craque

SBT Sports
09/06/2025 às 13:35 • Atualizado 09/06/2025 às 15:05
O Santos anunciou nesta segunda-feira (9) um ambicioso projeto de novo centro de treinamento para a equipe principal. Apresentado por Neymar pai durante a inauguração do novo CT da base e do futebol feminino, o plano é construir o espaço na cidade de Praia Grande, em parceria com a NR Sports e o Grupo Peralta.
O local será chamado de Vila Praia Grande e contará com três campos de futebol e uma área com três hotéis. Um dos campos será exclusivo para o Santos, enquanto os demais farão parte da estrutura da NR Sports, empresa da família de Neymar, que bancará a construção. A previsão de entrega é para junho de 2026.
O projeto ainda inclui a construção de uma nova arena com capacidade para 25 mil pessoas, também em Praia Grande, com a marca Neymar. A ideia do clube é dividir os jogos como mandante entre a tradicional Vila Belmiro e o novo estádio.
Durante o anúncio, Neymar pai comentou sobre a importância de buscar receita, e não apenas acumular patrimônio. Ele citou exemplos como o Allianz Parque, em São Paulo, para destacar que a lucratividade vem do entorno da arena, e não só do estádio em si.
“O Santos não precisa de patrimônio, precisa ter dinheiro para fazer futebol, pagar seus atletas e investir em futebol. Clube não pode crescer em patrimônio. O que vai ser entregue ao Santos é o novo CT, não vai ficar devendo durante 30 anos, vai adquirir esse equipamento (CT) por 100 anos para fazer futebol. Se não fizer shows, não se paga. Quem lucra com o Allianz Parque? É a WTorre? Não, é o Bourbon, shopping que fica em volta, é o estacionamento. Você sabe quanto custa para manter a Vila Belmiro? Problema. O que a gente precisa é que o entorno, esse hub, paguem para essa arena existir e o Santos recebe disso. Santos precisa de receita”, disse o empresário.
Segundo o empresário, o Santos continuará com os planos de reforma da Vila Belmiro em parceria com a WTorre. No entanto, ele revelou que há resistência por parte do presidente Marcelo Teixeira. O pai do camisa 10 acredita que a imagem de Neymar e Pelé, juntos com o Santos, atrai visibilidade e oportunidades de negócios.
“Eu queria manter a Vila como está. Aqui que é o teimosinho - disse apontando para o presidente - O Santos precisa aproveitar a visibilidade que Neymar trouxe. Quando a gente une Santos, Pelé e Neymar, sabemos que damos aos parceiros o que eles precisam. Que querem investir no futebol. Dar visibilidade para parceiros que agregam. Futebol sem dinheiro é impossível. Para colocar o Santos no patamar de grandes clubes não só de Brasil, mas pensando como clube europeu, precisamos transformar entretenimento para levar família”, completou.
A nova estrutura ficará próxima à entrada de Praia Grande, na rodovia Anchieta-Imigrantes, a cerca de 21 km da cidade de Santos. O complexo também servirá como espaço para intercâmbios e parcerias com universidades. Já o CT Rei Pelé seguirá como base da formação de jovens atletas, e o CT Meninos da Vila será voltado ao time feminino.
+Pai de Neymar revela otimismo por renovação do filho com o Santos
+Neymar é diagnosticado com Covid-19 e fica afastado de atividades do Santos