O piloto da McLaren, Lando Norris, conquistou a 7ª pole position de sua carreira na classificação deste sábado (19) para o GP de Austin, no Circuito das Américas, que ocorre no domingo (20). Max Verstappen, que venceu a sprint também no sábado, larga em 2º. Carlos Sainz, da Ferrari, completou as 3 primeiras posições.
Sprint Race
A sprint do GP de Austin, nos Estados Unidos, foi marcada pela vitória de Max Verstappen, que não subia ao “pódio” desde junho. O piloto da RBR largou ao lado de George Russell, da Mercedes, assumiu a liderança na 1º volta e venceu de ponta a ponta no Circuito das Américas.
Com a vitória, Verstappen conquistou 8 pontos, ampliando a vantagem para o 2º colocado na tabela do campeonato de pilotos, Lando Norris, de 52 pontos para 54. O inglês terminou a sprint em 3º lugar.
O neerlandês comemorou o resultado:
“Parece um pouco com os velhos tempos. Estou muito feliz com o dia de hoje.”, afirmou.
Outro destaque da Sprint Race nos EUA foi o espanhol Carlos Sainz, que terminou a corrida em 2º lugar, após uma disputa acirrada com seu companheiro de equipe, o monegasco Charles Leclerc, logo nas primeiras voltas.
Sainz obteve a P2 após ultrapassar Norris 19ª volta, terminando a corrida 3,882 segundos atrás do líder, Max Verstappen. Lando Norris largou em 4º lugar e fez boas ultrapassagens, conquistando o 2º na primeira curva e mantendo até ser ultrapassado pelo espanhol.
“Foi difícil. Pensei que conseguiria manter o segundo lugar, mas Carlos fez um bom trabalho. Meus pneus dianteiros estavam completamente acabados, então não havia muito que pudesse fazer”, avaliou Norris.
Charles Leclerc, George Russell, Lewis Hamilton, Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg fecharam a zona de pontuação da corrida sprint.
Classificação
Provando a rapidez da Red Bull no GP dos EUA, Max Verstappen terminou a Q1 e a Q2 na 1º posição. O holandês superou o tempo de Norris na Q1, o inglês inaugurou a liderança com o tempo de 1:34.029, mas foi superado por Verstappen, que marcou 1:33.690 e segurou a liderança até o final.
Já na Q2, Max Verstappen abriu na liderança com 1:33.052, chegando a ser superado por Norris e Leclerc nas voltas seguintes. Porém o holandês conseguiu o melhor tempo novamente, marcando 1:32.584.
A surpresa, no entanto, veio durante a Q3; Norris abriu com o melhor tempo de 1:32.330, assumindo a liderança, seguido por Sainz e Leclerc, da Ferrari. Logo em seguida, Verstappen conquistou a 2ª posição, apenas 0.031 atrás de Norris.
O holandês ainda tinha condições de lutar pela pole position, fazendo uma volta rápida nos últimos 2 minutos da classificação, quando George Russell perdeu o controle de sua Mercedes na curva 19 e bateu forte no guard rail. Com a bandeira amarela acionada, Verstappen teve que abortar sua volta e a pole ficou com Norris.
Apesar da má sorte, Verstappen fez uma boa avaliação da sua perfomance:
“Infelizmente não consegui terminar a volta, senão teríamos uma chance muito boa, mas é assim que acontece. Fizemos algumas pequenas mudanças no carro que ficaram boas, então espero que isso seja positivo para amanhã.”, afirmou.
Conquistando a 6ª pole da temporada, Norris comemorou o resultado da classificação nos Estados Unidos:
“Foi uma volta linda! Você sabe quando você faz uma volta e pensa: ‘droga, vai ser difícil superar isso’. Nós estivemos na defensiva o fim de semana todo, não no ritmo da Ferrari ou da Red Bull. Então às vezes como piloto você tem que fazer alguma coisa, e eu fiz. Carlos disse que estava indo mais rápido, Max disse que estava indo mais rápido, então talvez eu tenha tido sorte, mas vou aceitar.”, comemorou.
A principal corrida do circuito está prevista para este domingo (20), a partir das 16h (horário de Brasília), com transmissão pela Band.