Com a vitória do Fortaleza por 3 a 0 diante do Juventude no Alfredo Jaconi neste sábado (2), a equipe cearense alcançou mais uma grande marca na Era Vojvoda: ultrapassou Sport e Vitória e se tornou o time nordestino com a melhor pontuação na era dos pontos corridos.
+ Veja crônica completa da partida
O Vitória em 2013, e o Sport, em 2015, alcançaram 59 pontos e ocupavam a primeira colocação desta tabela. Com o triunfo diante dos Jaconeros, o Fortaleza chegou aos 60 pontos, ainda restando seis rodadas do Brasileirão para acontecer. O Laion ocupava quatro posições no top 6 do ranking, mas nenhuma delas era a maior.
+ Confira notas das atuações do Fortaleza na partida
Confira as maiores pontuações de clubes nordestinos na história dos pontos corridos na Série A:
1- Fortaleza – 2024 (60 pontos)
2- Vitória – 2013 (59 pontos) e Sport – 2015 (59 pontos)
3- Fortaleza – 2021 (58 pontos)
4- Fortaleza- 2022 (55 pontos)
5- Fortaleza- 2023 (54 pontos)
6- Fortaleza- 2019 (53 pontos)
Além da marca histórica, o Leão do Pici ainda continua detendo um tabu diante do Juventude. A última vez que o time gaúcho triunfou sobre os cearenses foi em 2009, quando se enfrentaram ainda pela Série B do Campeonato Brasileiro. Desde então, as equipes estiveram nos mesmo caminho dez vezes, com cinco vitórias tricolores e cinco empates.
Depois de três jogos sem sair de campo com um resultado positivo, o Tricolor volta aos eixos e volta a conquistar uma vitória no Brasileirão. Ficando apenas quatro pontos do Botafogo, e um do Palmeiras, líder e vice da competição nacional, respectivamente. Porém, os dois primeiros colocados ainda jogam na rodada e essa diferença pode mudar.
O próximo compromisso da equipe treinada por Vojvoda no torneio acontece no próximo sábado (9) às 19h, na Arena Castelão. O Leão do Pici recebe o Vasco pela 33ª rodada do Brasileiro.