Sem vencer há três jogos, o Fluminense atravessa um momento delicado no Brasileirão. A equipe comandada por Mano Menezes ocupa a 14ª posição da tabela, com 37 pontos conquistados, tendo apenas um a mais que o Bragantino, primeiro time do Z-4.
Após a derrota por 2 a 0 para o Internacional, na última sexta-feira (8), as chances de rebaixamento do Tricolor aumentaram para 20,5%. As estimativas foram divulgadas oficialmente pelo Departamento de Matemática da UFMG.
Apesar da sequência negativa, os próximos compromissos reservam esperanças ao Fluminense, que ainda tem cinco partidas para disputar, sendo três no Maracanã. Como mandante, o desempenho do time é melhor, com 54,2% de aproveitamento em 16 jogos — média que o colocaria na briga pelo G-6.
Para o restante dos jogos, o Flu precisa somar oito pontos para alcançar os 45, que historicamente é considerada a pontuação segura para escapar da queda. Na última rodada de 2009, o clube conquistou uma arrancada histórica, que o livrou da queda ao alcançar 46 pontos.
Os desafios, porém, se intensificam fora de casa, onde o Tricolor tem um aproveitamento de apenas 21,6%. Este índice é inferior até mesmo ao do lanterna Atlético-GO, que tem 26%. Com confrontos diretos pelo caminho, o conjunto de Mano Menezes precisa aproveitar ao máximo o fator Maracanã para garantir a permanência na Série A e evitar repetir a tensão de anos anteriores.