Germán Cano desencanta na noite desta terça-feira (22) e o Fluminense conquista uma vitória crucial ao vencer o Athletico-PR por 1 a 0, em um jogo atrasado válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. A partida, realizada no Maracanã, foi decidida por um gol do argentino, que encerrou um jejum de 5 meses sem balançar as redes e também chegou a 90 bolas na rede com a camisa tricolor.
Primeiro Tempo
A partida começou com o Fluminense tomando a iniciativa e controlando as ações desde os primeiros minutos. A equipe de Mano Menezes, embalada pelo apoio fervoroso da torcida tricolor, apostou em jogadas pela direita, com Arias e Samuel Xavier sendo os principais articuladores. O retorno do colombiano ao time titular, após ser poupado no clássico Fla-Flu, trouxe mais dinamismo ao ataque, que pressionou o Athletico-PR desde o início.
Nos primeiros 15 minutos, o Tricolor dominou a posse de bola e criou boas chances, especialmente com Lima, que arriscou dois chutes de fora da área. A torcida tricolor, presente em peso no estádio, incentivava o time, que pressionava os paranaenses e dificultava qualquer tentativa de avanço. A defesa do Athletico-PR, com uma linha de cinco jogadores, se preocupava apenas em se defender, mas as boas jogadas pela direita de Arias e Samuel Xavier mantinham o Fluminense em cima.
Segundo tempo e o gol salvador de Cano
O Fluminense voltou para o segundo tempo determinado a buscar o gol. O panorama, porém, se manteve similar à etapa inicial: o Flu continuava a pressionar, mas encontrava dificuldades em quebrar a bem postada defesa do Furacão.
Foi aos 11 minutos que Mano Menezes resolveu mexer na equipe, tirando Bernal para a entrada de Keno, dando mais profundidade ao ataque pelo lado esquerdo. A alteração surtiu efeito, e o Tricolor passou a criar mais chances. Em uma dessas investidas, Lima chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento.
Com o jogo se aproximando do fim e o empate parecendo cada vez mais provável, Mano apostou em Marcelo e Germán Cano. E foi justamente o artilheiro argentino, de 36 anos, que decidiu a partida. Após uma tentativa frustrada do Athletico-PR, Diogo Barbosa fez ótima jogada pela esquerda, e Samuel Xavier, no esforço, dividiu com a zaga. A bola sobrou limpa para Cano, que não perdoou e estufou as redes, levando o Maracanã ao delírio. Com esse gol, o camisa 14 não apenas quebrou um jejum de cinco meses sem marcar, mas também atingiu a marca de 90 gols com a camisa tricolor, consolidando-se como um dos grandes ídolos da história do clube.
Classificação e próximos desafios
Com a vitória, o Fluminense ganha fôlego no Campeonato Brasileiro, subindo para a 11ª posição, agora com 36 pontos, e abrindo quatro de vantagem para a zona de rebaixamento. Do outro lado, o Athletico-PR se afunda ainda mais no Z4, ocupando a 18ª posição com 31 pontos.
O próximo compromisso do Tricolor será no sábado (26), às 16h30, contra o Vitória, no Barradão, pela 31ª rodada do Brasileirão. Uma nova vitória pode consolidar a recuperação do time na reta final da competição.