O Botafogo criticou o movimento de jogadores que pedem o fim dos gramados sintéticos no futebol brasileiro. Atletas como Neymar, Thiago Silva, Philippe Coutinho e Lucas Moura publicaram um comunicado solicitando a proibição do piso artificial no país. O Alvinegro, que utiliza esse tipo de gramado no Nilton Santos, rebateu as críticas e defendeu sua manutenção.
Em nota oficial, o atual campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro destacou que, desde a implementação do sintético em 2023, houve uma redução no número de lesões por partida. O clube também lembrou que foi o melhor visitante do último Brasileirão, com 38 pontos conquistados fora de casa.
Botafogo responde críticas
"O Botafogo traz fatos: sagrou-se campeão da América e Brasileiro sendo o clube que mais disputou jogos em 2024 (75 no total). Em 2023 e 2024, com a implementação do gramado sintético, houve um aumento expressivo de partidas realizadas e, mesmo assim, reduziu-se o índice de lesões por jogo, sendo um dos clubes com menos indisponibilidade de atletas ao longo da temporada.
O Glorioso ofereceu ao torcedor uma qualidade de espetáculo internacionalmente reconhecida e um recente clássico contra o Palmeiras foi comparado a 'jogo de Premier League'. Aos que alegam desequilíbrio em competições, o Botafogo foi o melhor visitante do Campeonato Brasileiro."
O clube também afirmou que a defesa irrestrita dos gramados naturais ignora a má conservação de muitos campos no Brasil, que podem representar riscos aos jogadores.
"Chega a ser hipocrisia pensar na defesa irrestrita do gramado natural enquanto diversos estádios do Brasil – sufocados por um calendário intenso – apresentam qualidade que, estes sim, podem gerar sérias consequências físicas e pôr em risco a carreira de atletas."
Defesa do gramado sintético
O Botafogo ressaltou que seu campo tem certificação FIFA Quality Pro e que vários jogadores e técnicos já elogiaram sua qualidade. O clube também afirmou que investiu em um Núcleo de Saúde e Performance para garantir melhores condições aos atletas.
Por fim, o Alvinegro reforçou seu compromisso com a excelência e defendeu um debate mais aprofundado sobre o tema.
"Embora respeite a opinião dos atletas que se manifestaram e reconheça a importância do debate, o Botafogo sugere que todas as partes (imprensa, jogadores e torcedores) se aprofundem no tema e reafirma sua posição de defesa do gramado sintético."