Depois de cumprir todos os jogos atrasados durante a Data FIFA, o Atlético-MG volta a campo para enfrentar o Botafogo, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Por conta da confusão generalizada e os incidentes de violência causados por torcedores atleticanos na final da Copa do Brasil, a Arena MRV está interditada.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou o pedido da Procuradoria do Tribunal e fechou o estádio do Galo até que se apure todos os fatos. Por isso, o confronto que serve como prévia da final da Copa Libertadores da América acontecerá no estádio do América-MG, a Arena Independência, na próxima quarta-feira 20, às 21h30 (horário de Brasília), sem a presença de público.
Grande aliado nas conquistas da Libertadores, de 2013, e da Copa do Brasil, de 2014, o Horto será a casa do Alvinegro novamente.
O Atlético precisa quebrar um indigesto jejum que já dura sete jogos sem vitórias, enquanto o Glorioso vem embalado na liderança em busca de garantir o título do Brasileirão.
Como chega o Atlético
O treinador Gabriel Milito segue bastante pressionado, com o trabalho recebendo várias críticas por não conseguir fazer o Galo performar. O time não vence há sete jogos e já cumpriu todos os jogos atrasados. Com isso, está na 10ª posição, com 42 pontos e a 5 do primeiro na zona de classificação para a próxima Copa Libertadores da América, o arquirrival Cruzeiro.
Uma derrota para o Botafogo pode infringir aos ânimos dos jogadores danos irreversíveis, pensando na disputa do torneio continental. Junior Alonso (Paraguai), Alan Franco (Equador) e Eduardo Vargas (Chile) seguem com suas respectivas seleções nacionais, enquanto Cadu e Arana estão cedidos ao departamento médico. O meio-campista Matías Zaracho, poupado do jogo contra o Athletico Paranaense é dúvida.
Como chega o Botafogo
O Botafogo tenta se aproveitar da fragilidade de um adversário que jogará em um campo neutro, sem torcida e amargando má fase de desempenho e resultados. Pensando em se distanciar do segundo colocado, o Palmeiras, e garantir o título do Campeonato Brasileiro o mais cedo possível, o Glorioso vem com tudo para cima do Atlético.
Uma vitória com autoridade pode significar um golpe anímico no adversário que pode o atrapalhar na final da competição mais importante da América do Sul.
Embora não conte com nenhum jogador no departamento médico, o Botafogo tem vários jogadores servindo às respectivas seleções e que podem ser poupados para o confronto. Entre eles estão Igor Jesus, Alex Telles e Luiz Henrique (Brasil), Thiago Almada (Argentina), Savarino (Venezuela) e Gatito Fernández (Paraguai) que estão participando da Data Fifa. Bastos, por outro lado, pediu liberação e já voltou ao time.
Retrospecto do confronto entre Atlético-MG x Botafogo
As duas equipes já se enfrentaram 83 vezes em toda a história, com 36 vitórias do Botafogo, 27 triunfos do Atlético-MG e 20 empates.
Com mando do Atlético-MG os times já se enfrentaram 41 vezes, com 20 vitórias do Galo, 11 empates e 10 vitórias do Botafogo.
Nos últimos 14 jogos com o Galo sendo mandante, são 10 vitórias do Alvinegro Mineiro, 3 empates e apenas 1 vitória do Glorioso.
Levando em consideração apenas os jogos em Campeonatos Brasileiros, em jogos com o Atlético sendo o mandante, foram 28 jogos, 15 vitórias do Galo, 6 empates e 7 vitórias do Botafogo.
No entanto, a última vez que os cariocas venceram fora de casa foi há dois anos, no Campeonato Brasileiro de 2022: 2 a 0, com gols de Victor Sá e Tiquinho Soares, no Estádio do Mineirão.
Ficha do jogo
Atlético-MG x Botafogo – Campeonato Brasileiro Série A – 34ª Rodada
Local: Estádio Raimundo Sampaio, Arena Independência – Belo Horizonte
Data e horário: 20/11/2024 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Transmissão: Sportv e Premiere
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA) (CE), Daniel Paulo Ziolli (SP),
Quarto Árbitro: Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
AVAR: Fabricio Porfirio de Moura (SP)
Prováveis escalações de Flamengo x Atlético-MG
Atlético Mineiro: Everson; Lyanco, Battaglia, Saravia; Rubens, Otávio, Fausto Vera, Scarpa; Bernard, Hulk e Deyverson. Técnico: Gabriel Milito
Botafogo: John; Vitinho, Bastos, Barboza, Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas, Eduardo; Jeffinho, Júnior Santos, Tiquinho Soares. Técnico: Artur Jorge