Em jogo maluco, Juventus busca empate contra Dortmund na estreia da Champions
Time italiano perdia por 4 a 2 nos acréscimos, mas alcança um impressionante 4 a 4 no Allianz Stadium

Jogada 10
Em um jogo de muitas emoções e oito gols só no segundo tempo, a Juventus buscou um empate impressionante contra o Borussia Dortmund, nesta terça-feira (16), pela primeira rodada da Liga dos Campeões: 4 a 4. A derrota, afinal, parecia certa, já que os Bianconeri perdiam por 4 a 2 até o começo dos acréscimos.
Adeyemi, Nmecha, Yan Couto e Bensebaini (de pênalti) guardaram para os alemães, enquanto Yildiz, Vlahovic (duas vezes) e Kelly anotaram pelo time da casa. Os gols de empate saíram aos 45+3′ e 45+5 da etapa complementar, aliás. Com o resultado, os adversários ficam próximos na tabela: em sexto (Dortmund) e sétimo (Juventus), com um ponto e zero de saldo.
Primeiro tempo
Jogando em casa, a Juventus foi quem tomou as rédeas da partida, sendo o time mais perigoso dos primeiros 45 minutos apesar de ter menos posse que o rival. Com uma formação espelhando o adversário, o Dortmund mostrava mais zelo nas situações defensivas, com os zagueiros subindo para atrapalhar os atacantes da Juventus.
Dessa forma, não houve grandes oportunidades no primeiro tempo. A torcida da Juve, é claro, empurrava a equipe em busca do gol. No entanto, a única vez que o time da casa fez o goleiro Kobel trabalhar foi logo aos 4′, com Thuram, em chute de média distância.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, apesar de não haver mudança, o Dortmund melhorou. Não à toa, mandou bola na trave logo aos 5′. No lance seguinte, o primeiro gol. Adeyemi recebeu na meia-lua em boa jogada trabalhada e, de canhota, soltou uma pancada para não dar chances a Di Gregório: 1 a 0 em pleno Allianz Stadium. Na sequência, Guirassy teve a chance de fazer 2 a 0, mas, quase da pequena área, parou em milagre do goleiro italiano.

O jogo era quente na etapa final. Assim, os presentes em Turim viram três belos gols em menos de quatro minutos. Primeiro, Yildiz, ao seu melhor estilo, botou a bola no ângulo de Kobel, de fora da área, aos 19′. No minuto seguinte, o Dortmund voltou à frente, com Nmecha. Adeyemi ajeitou para o camisa 8, que, de chapa, mandou de primeira, acordando a coruja na meta de Di Gregório. Três minutos depois, Yildiz deixou Vlahovic na cara do gol, e o sérvio não desperdiçou: 2 a 2.
O terceiro gol dos visitantes foi brasileiro. Yan Couto perdeu a bola para Thuram, mas a recuperou. O ala invadiu a área pelo lado direito e finalizou rasteiro, no canto de Di Gregório, que aceitou. Do outro lado, Kobel realizou um verdadeiro milagre em patada de Yildiz para evitar o empate. Já na reta final, pênalti de mão por Kelly, e Bensebaini, com extrema categoria, fez o quarto. Mas ainda tinha tempo para o milagre: Vlahovic, em tapa de primeira, descontou aos 45+3′. No último lance, Kelly se redimiu do pênalti cometido, aproveitou cruzamento perfeito do próprio Vlahovic e fez 4 a 4 em linda cabeçada. Fim de papo com festa em Turim.
Próximos passos de Juventus e Dortmund
Antes de voltar a campo pela Champions League, algo que só ocorre no dia 1º de outubro, contra o Villarreal, fora de casa, a Juventus se volta para o Campeonato Italiano. Afinal, visita o Verona já neste sábado (20/9), às 13h (de Brasília), pela quarta rodada. No outro sábado (27/9), enfrenta a Atalanta.
Já o Dortmund, que também volta a jogar pela Champions no dia 1º, recebe o Bilbao, em sua estreia diante de seu torcedor nesta edição. Antes, porém, a equipe do técnico Niko Kovac enfrenta o Wolfsburg, no domingo (21/9), às 14h30, e o Mainz, no sábado. Os jogos são, dessa forma, pelas quarta e quinta rodadas da Bundesliga.
JUVENTUS 4 x 4 DORTMUND
Liga dos Campeões 2025/26 – 1ª rodada da fase de Liga
Data-Hora: 16/9/2025, terça-feira, 16h (de Brasília)
Local: Allianz Stadium, em Turim (ITA)
Gols: Adeyemi, 7’/2ºT (0-1); Yildiz, 19’/2ºT (1-1); Nmecha, 20’/2ºT (1-2); Vlahovic, 24’/2ºT (2-2); Yan Couto, 30’/2ºT (2-3); Bensebaini, 40’/2ºT (2-4); Vlahovic, 45+3’/2ºT (3-4); Kelly, 45+5’/2ºT (4-4);
JUVENTUS: Di Gregório; Kalulu, Bremer e Kelly; McKennie (João Mario, 14’/2ºT), Thuram, Koopmeiners (Locatelli, 24’/2ºT) e Cambiasso; Yildiz (Zhegrova, 42’/2ºT), Jonathan David (Vlahovic, 14’/2ºT) e Openda (Adzic, 24’/2ºT). Técnico: Igor Tudor
DORTMUND: Kobel; Ryerson, Anton e Bensebaini; Yan Couto, Sabitzer, Nmecha (Bellingham, 26’/2ºT) e Svensson; Adeyemi, Beier (Brandt, 26’/2ºT) e Guirassy (Gross, 45+2’/2ºT). Técnico: Niko Kovac
Árbitro: François Letexier (FRA)
Assistentes: Cyril Mugnier (FRA) e Mehdi Rahmouni (FRA)
VAR: Jérôme Brisard (FRA)
Cartões Amarelos: Anton (BVB)
Veja mais:
+ Qarabag vira para cima do Benfica e vence primeira rodada da Champions
+ Goleiro brasileiro falha feio em vitória do Tottenham sobre o Villarreal