O zagueiro uruguaio Juan Izquierdo, do Nacional, faleceu nesta terça-feira (27). O clube confirmou a informação em suas redes sociais. O jogador teve uma arritmia cardíaca na última quinta-feira (22), durante o segundo tempo da partida contra o São Paulo pela Libertadores, no Morumbis.
Izquierdo foi socorrido e levado rapidamente à unidade de terapia intensiva do Albert Einstein, hospital que fica próximo ao estádio, mas não resistiu. Após a arritmia, o zagueiro acabou tendo uma parada cardíaca.
No domingo (25), o boletim médico revelou que o quadro cerebral do jogador se agravou. Novos exames haviam indicado que houve "progressão do comprometimento cerebral" e um "aumento da pressão intracraniana". Na segunda (26), o hospital afirmou que ele tinha quadro “neurológico crítico”.
Em entrevista à rádio uruguaia "Carve Deportiva", o diretor da Secretaria Nacional de Esportes do Uruguai, Sebastián Bauza, declarou que Juan Izquierdo havia sido identificado com arritmia cardíaca em 2014, quando tinha 17 anos. O diagnóstico foi feito por meio de exames realizados pelo programa "Gol ao Futuro", do governo uruguaio, quando o atleta estava nas categorias de base do Atlético Cerro.
O São Paulo prestou homenagens a Izquierdo no último domingo (25), antes da partida contra o Vitória pelo Campeonato Brasileiro. Os jogadores do Tricolor Paulista entraram em campo vestindo camisetas com a frase "Fuerza, Izquierdo" ('força, Izquierdo', em tradução literal). A camisa era da cor azul celeste e possuía um desenho do Sol de Maio, ambos em referência à bandeira do país do jogador.
Confira a nota do Nacional:
Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Clube Nacional de Futebol anuncia a morte do nosso querido jogador Juan Izquierdo.
Expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos, colegas e parentes.
Todo o Nacional está de luto pela perda irreparável.
Juan, você estará conosco para sempre.