O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, divulgou neste domingo (25) que o zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional, do Uruguai, passou por novos exames médicos. Os resultados indicaram uma "progressão do comprometimento cerebral" e um "aumento da pressão intracraniana", o que agrava seu estado de saúde.
Na última quinta-feira (22), Izquierdo passou mal durante o segundo tempo da partida contra o São Paulo, realizada no Morumbis. Após o jogo, ele sofreu uma parada cardíaca e precisou de manobras de ressuscitação cardiopulmonar, incluindo o uso de um desfibrilador. Felizmente, o atleta voltou à circulação espontânea.
Antes da partida contra o Vitória pelo Campeonato Brasileiro, o Tricolor Paulista prestou uma homenagem ao zagueiro uruguaio. Os jogadores entraram em campo vestindo camisetas com a frase "força, Izquierdo".
Confira a nota do Hospital Albert Einstein:
São Paulo, 25 de agosto de 2024 - Internado desde o dia 22 de agosto de 2024, às 20h55, o paciente Juan Manuel Izquierdo foi submetido a novos exames neste domingo, 25. A avaliação demonstrou progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana. Juan segue sob cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica.
Izquierdo, de 27 anos, caiu no gramado aos 39 minutos do segundo tempo. Imediatamente, os outros jogadores chamaram a ambulância para prestar atendimento. Após alguns minutos sob os cuidados médicos, ele foi colocado no veículo e levado ao hospital.
Na chegada ao Albert Einstein, o jogador perdeu novamente a consciência e foi imediatamente sedado e estabilizado. De acordo com Alejandro Balbi, presidente do Nacional, o atleta foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca.