Pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Grêmio recebeu o Juventude nesta quarta-feira (20), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Ambas as equipes buscavam uma vitória para somar pontos importantes na luta contra o rebaixamento. No entanto, o empate prevaleceu no placar: Braithwaite e João Lucas (contra) marcaram para o Tricolor, enquanto Lucas Barbosa e Mandaca anotaram para o time visitante.
PRIMEIRO TEMPO:
Logo no início, o Grêmio abriu o placar com Braithwaite. Aos dois minutos, em jogada iniciada por Edenílson, Diego Costa venceu a marcação e tocou para o atacante dinamarquês, que, com um chute preciso, mandou no cantinho: 1 a 0 para o Tricolor.
Atrás no placar, o Juventude precisou se lançar ao ataque, enquanto o Grêmio aproveitou para controlar o jogo. As duas equipes criaram boas chances, com o Papo quase empatando em finalização de Gabriel Taliari. O Grêmio respondeu com Cristaldo, que recebeu passe de Diego Costa, mas a defesa do Juventude conseguiu afastar no momento certo.
Mesmo jogando fora de casa, o Juventude foi crescendo na partida e criando oportunidades melhores que o Grêmio. Renato Gaúcho precisou fazer uma alteração por questões físicas: Rodrigo Ely deu lugar a Gustavo Martins. No final do primeiro tempo, após falta cobrada na área, Mandaca cabeceou para empatar o jogo: 1 a 1.
SEGUNDO TEMPO:
Na segunda etapa, os dois times voltaram sem alterações, mas o Juventude começou melhor, pressionando em busca da virada. Aos seis minutos, Lucas Barbosa recebeu pela direita e bateu na saída de Marchesín para colocar o Juventude na frente: 2 a 1.
Renato Gaúcho reagiu promovendo as entradas de Monsalve e Pavón nos lugares de Edenílson e Pepê. Aos nove minutos, o árbitro marcou pênalti sobre Jadson. Gabriel Taliari teve a chance de ampliar, mas Marchesín defendeu, mantendo o Grêmio vivo na partida.
Apesar do apoio da torcida, o Grêmio tinha dificuldades para ameaçar o Juventude, que seguia mais perigoso no ataque. Lucas Barbosa, em chute de longe, obrigou Marchesín a fazer boa defesa. Fabio Matías respondeu substituindo Lucas Barbosa e Taliari por Marcelinho e Nenê.
Depois dos 30 minutos, Soteldo entrou no jogo e deu mais presença ofensiva ao Grêmio. Aos 33 minutos, Braithwaite quase marcou após bom passe pela esquerda, mas o goleiro Gabriel fez ótima defesa.
Na reta final, o Grêmio conseguiu empatar. Após chute cruzado de Cristaldo, João Lucas tentou o corte, mas acabou mandando contra o próprio gol, decretando o placar final: 2 a 2.
COMO FICA:
Com o empate, o Grêmio chega aos 40 pontos, enquanto o Juventude permanece com 38. Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Juventude enfrenta o Cuiabá no sábado (23), às 19h30 (de Brasília), em Caxias do Sul. O Grêmio, por sua vez, volta a campo no dia 27 de novembro para enfrentar o Cruzeiro, no Mineirão.