Ederson ganha prêmio de melhor goleiro do mundo em 2023 da IFFHS
Jogador brasileiro foi eleito por júri composto de jornalistas esportivos de mais de 120 países

SBT Sports
O goleiro brasileiro Ederson, do Manchester City, conquistou o prêmio de melhor goleiro do mundo em 2023 da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) nesta quarta-feira (27). Com 145 pontos, o jogador de 30 anos superou concorrentes de peso, como Emiliano Martínez, do Aston Villa, e Thibaut Courtois, do Real Madrid.
Ederson é o segundo goleiro brasileiro a vencer a categoria e repetiu o feito de Alisson, do Liverpool, que ganhou há quatro anos. Titular na conquista da Tríplice Coroa do Manchester City na temporada 2022/23 (Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League), Ederson demonstrou consistência e habilidade ao longo do ano.
Dibu Martínez, do Aston Villa, e Courtois, do Real Madrid, completaram o pódio, totalizando 76 e 73 pontos, respectivamente. Alisson, também representando o Brasil, ficou em oitavo lugar, acumulando 19 pontos.
O processo de seleção, conduzido pela IFFHS, contou com a participação de um júri composto por jornalistas esportivos e especialistas em futebol, distribuídos por mais de 120 países ao redor do mundo, de acordo com a federação.
Ederson também concorre ao prêmio de melhor goleiro do mundo pelo The Best, da Fifa. Seus concorrentes são Courtois, do Real Madrid, e Bono, ex-Sevilla e atualmente jogador do Al Hilal.
Veja o ranking de melhores goleiros do mundo em 2023 pela IFFHS:
- Ederson (Brasil/Manchester City) - 145 pontos
- Dibu Martínez (Argentina/Aston Villa) - 76
- Courtois (Bélgica/Real Madrid) - 73
- Ter Stegen (Alemanha/Barcelona) - 58
- Oblak (Eslovênia/Atlético de Madrid) - 36
- Donnarumma (Itália/PSG) - 23
- Bono (Marrocos/Sevilla e Al-Hilal) - 22
- Alisson (Brasil/Liverpool) - 19
- Onana (Camarões/Inter de Milão e Manchester United) - 16
- Maignan (França/Milan) - 13