Fortaleza é derrotado pela LDU nos pênaltis e fica com vice da Sul-Americana
Depois do empate por 1 a 1 no tempo normal, LDU vence nas penalidades máximas e conquista segundo título da competição continental

SBT Sports
28/10/2023 às 19:53 • Atualizado 08/12/2023 às 21:13
A LDU se consagrou campeã da Copa Sul-Americana neste sábado (28), no estádio Domingo Burgueño Miguel, na cidade de Maldonado, no Uruguai, após vencer nos pênaltis por 4 a 3. No tempo normal, os finalistas empataram em 1 a 1, com gols de Lucero e Azulgaray. Nas penalidades, Guerrero, Silvio Romero, Alzugaray, Pedro Augusto e Emanuel Brítez desperdiçaram cobrança.
Esta foi a segunda edição da Sul-Americana conquistada pela LDU. A equipe equatoriana já havia vencido em 2009, batendo o Fluminense na grande final. Com dois títulos, a Liga de Quito empata com Boca Juniors, Independiente del Valle, Independiente e Athletico-PR como os maiores campeões da competição.
O jogo
A partida começou com muita disputa física no meio-campo. O Fortaleza tomou as rédeas da partida e manteve a posse de bola, trocando passes em busca de encontrar espaços na fechada defesa da LDU. A primeira e única chance do primeiro tempo veio aos 17 minutos. Marinho recebeu nas costas da defesa com espaço, mas prendeu muito a bola e acabou sendo desarmado. No rebote, Guilherme bateu forte, mas a bola foi em cima do marcador.
O Leão do Pici seguiu controlando a partida, fechando a primeira etapa com 60% de posse de bola. Grande parte disso foi graças às roubadas de bola do volante Zé Welison, que desarmou os equatorianos diversas vezes e foi o destaque do Fortaleza em um primeiro tempo pouco inspirado de ambas partes.
O segundo tempo já começou mais agitado. Aos 2 minutos, Jhojan Julio recebe na cara do João Ricardo e bate cruzado, para grande defesa do goleiro do Leão. No lance seguinte, o Fortaleza se impôs. Pochettino recebeu pela direita, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro. Lucero antecipou a defesa equatoriana e empurrou para o fundo das redes. 1 a 0 para o Laion.
A LDU não sentiu o gol sofrido e seguiu firme na partida. O empate veio logo. Alzugaray recebeu pela direita, cortou para dentro e deixou dois marcadores do Fortaleza para trás. Ele então bateu cruzado, forte, à meia-altura, não dando qualquer chance de defesa para o goleiro João Ricardo.
Do outro lado, o Leão do Pici ficou abatido por alguns minutos após o gol equatoriano. A equipe cearense começou a se soltar novamente por volta dos 20 do segundo tempo. Aos 22, Marinho cruzou na área e Bruno Pacheco desviou rasteiro, mandando no canto, à queima roupa. O goleiro Alexander Domínguez deitou e fez a defesa no mais puro reflexo. O arqueiro equatoriano pegou um boné para usar neste segundo tempo, já que o sol estava na direção do gol defendido pela LDU.
O jogo seguiu nervoso, com ambas equipes subindo ao ataque mas mantendo a defesa resguardada, sem arriscarem muito, afinal, qualquer deslize valeria o título. Aos 45, Martínez resolveu testar o goleiro João Ricardo e mandou uma bomba, de longe, e o goleiro brasileiro foi buscar no canto. No tempo regulamentar, tudo igual, 1 a 1.
Aos 6 minutos da prorrogação, ótima chance para o Leão. Após cruzamento, Tinga cabeceia firme, mas a bola passa centímetros acima do travessão. A LDU voltou na partida e foi diversas vezes ao ataque, mas sem levar perigo ao gol defendido por João Ricardo.
No primeiro minuto da segunda etapa da prorrogação, Thiago Galhardo recebeu lançamento e conduziu a bola até o ataque. Ele passa de lado para Lucas Sasha, que joga na direita para Pikachu, que bate cruzado, mas a bola vai para fora. No minuto seguinte, em cobrança de escanteio, Tinga recebe livre dentro da área, mas cabeceia fraco, para fácil defesa de Domínguez. Os dois times seguiram tentando o segundo gol, mas sem êxito. A decisão foi para os pênaltis.
Na marca da cal, Silvio Romero, Pedro Augusto e Emanuel Brítez perderam para o Fortaleza, enquanto Guerrero e Alzugaray perderam para a LDU. Título equatoriano.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 1 (3) x (4) 1 LDU
Local: estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado - Uruguai
Data: 28/10/2023, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
VAR: Jorge Baliño (ARG)
Cartões amarelos: Caio Alexandre, Guilherme, Marinho, Emanuel Brítez (Fortaleza); Paolo Guerrero, Piovi (LDU)
Gols: Lucero, aos 2 min do 2°T; Alzugaray, aos 9 min do 2ºT
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Emanuel Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Zé Welison (Pedro Augusto), Caio Alexandre (Lucas Sasha), Tomás Pochettino (Thiago Galhardo); Marinho (Machuca), Guilherme (Yago Pikachu), Lucero (Silvio Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
LDU: Alexander Domínguez; José Quintero, Ricardo Adé, Facundo Rodríguez, Leonel Quiñónez (Bryan Ramírez); Lucas Piovi, Mauricio Martínez, Renato Ibarra (Lisandro Alzugaray), Jhojan Julio, Sebastían González (Alvarado); Paolo Guerrero. Técnico: Luis Zubeldía.