São Paulo e Internacional se enfrentam na tarde deste domingo (7), no Morumbi, pelo Brasileirão. O histórico recente do embate reacende no imaginário dos são-paulinos um vexame histórico, enquanto os colorados recordam um triunfo glorioso.
Isso porque o Inter aplicou a maior goleada sofrida pelo São Paulo no Morumbi em toda sua história: 5 a 1. A façanha gaúcha ocorreu em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2020, disputada em 20 de janeiro de 2021. Naquela ocasião, o torneio acabou mais tarde que o habitual em decorrência da pandemia de Covid-19.
Victor Cuesta, Caio Vidal e Yuri Alberto, três vezes, marcaram os gols para os gols do Colorado, que na época era comandado pelo técnico Abel Braga. Luciano fez o único gol do São Paulo, que era treinado por Fernando Diniz.
A partida foi crucial para a sequência daquele campeonato. Naquele momento, o Tricolor era o líder do Brasileirão, com 57 pontos, enquanto o Inter era o vice, com 56. O Colorado vinha de uma ótima sequência, com seis vitórias seguidas, enquanto o São Paulo ainda não havia vencido no início de 2021. Com a goleada, o Inter assumiu a liderança, onde permaneceu até a penúltima rodada, quando perdeu o posto para o Flamengo.
Segundo levantamento do historiador Alexandre Giesbrecht, esta foi a sexta vez que o São Paulo sofreu cinco ou mais gols na história do Morumbi, mas a única que o time perdeu por mais de três gols de diferença. Desta forma, esta foi a maior derrota do Tricolor em seu estádio.
Veja a lista de maiores goleadas sofridas pelo São Paulo no Morumbi:
- São Paulo 1 x 5 Internacional - 2020
- São Paulo 2 x 5 Flamengo - 2000
- São Paulo 2 x 5 Atlético-MG - 1969
- São Paulo 2 x 5 Santos - 1968
- São Paulo 3 x 6 Santos - 1961
- São Paulo 4 x 5 Comercial de Ribeirão Preto - 1986