Haaland anota cinco, City atropela RB Leipzig e avança na Champions
Time comandado por Pep Guardiola se classifica para as quartas de final da Champions League em goleada com atuação marcante de Haaland

SBT Sports
Impressionantes cinco gols. Foi com este número de bolas na rede, na tarde desta terça-feira (14), no Etihad Stadium, que o atacante Haaland brilhou na goleada do Manchester City por 7 a 0 contra o RB Leipzig, pelo jogo de volta das oitavas de final da Champions League. Com o atropelo, o time de Pep Guardiola está garantido nas quartas de final da competição europeia. Os meia Gundogan e De Bruyne anotaram os outros gols dos Cityzens na partida.
Agora, o Manchester City está garantido entre os oito melhores clubes da Liga dos Campeões. Chelsea, Milan, Benfica e Bayern de Munique avançaram no torneio na semana passada. O time de Pep Guardiola segue forte na busca do título inédito da Champions League.
Quem também avançou na ompetição continental nesta terça (14) foi a Inter de Milão, que arrancou um empate por 0 a 0 com o Porto, em Portugal. Agora, restam mais duas vagas nas quartas de final - Real Madrid x Liverpool e Napoli x Eintracht são os confrontos que vão fechar fase de oitavas de final do torneio. Nesta sexta-feira (17), o SBT Sports transmitirá o sorteio dos confrontos das quartas de final da Champions League.
O jogo
A partida decisiva começou equilibrada, com as duas equipes pressionando no campo de ataque. Time da casa, o Manchester City conseguiu algumas escapadas nos minutos iniciais, mas a defesa do RB Leipzig impediu que os comandados de Pep Guardiola chegassem com muito perigo.
Aos 18 minutos, Rodri tentou marcar de cabeça após cruzamento de De Bruyne. A bola foi afastada, e o lance seguiu na sequência. No entanto, o VAR solicitou revisão do árbitro Tomaz Klancnik, que assinalou pênalti por toque do lateral-direito Henrichs. Na cobrança, o atacante Haaland bateu cruzado para abrir o placar.
Com o gol, o ambiente no Etihad Stadium se tornou uma panela de pressão. Embalado pelo clima positivo, os Cityzens ampliaram o marcador logo dois minutos depois. Haaland serviu De Bruyne por dentro, que arriscou de esquerda e acertou o atravessão. Na sequência, o norueguês ganhou pelo alto e, de cabeça, anotou o segundo: 2 a 0.
O time do técnico Pep Guardiola diminuiu o ritmo depois de marcar o segundo. O momento de baixa dos ingleses no duelo abriu espaço para o RB Leipzig, que chegou com perigo em alguns lances, dando sufoco para o time da casa, mas sem mexer no marcador. No entanto, quem alterou o placar novamente foi Haaland. Aos 46, o atacante aproveitou sobra na área - o zagueiro Rúben Dias quase marcou - e entrou com bola e tudo na meta defendida por Blaswich.
Na volta do intervalo, o Manchester City precisou de apenas 11 minutos para empilhar mais três gols diante do RB Leipzig. O quarto dos Cityzens foi de Gundogan, que bateu de canhota da entrada da área. Na sequência, a bola teimou por cair nos pés de Haaland por mais duas vezes, e o norueguês marcou o quinto e o sexto dos Cityzens.
Pep Guadiola, "piedoso", resolvou tirar o artilheiro Haaland na metade do segundo tempo - com os cinco gols na partida, o camisa 9 igualou uma marca que jogadores como Messi e Luiz Adriano conseguiram. Com ritimo cada vez menos intenso, o Manchester City passou a trocar passes para esperar o apito final do árbitro Slavko Vincic. No entanto, ainda houve tempo para De Bruyne fechar o placar com golaço de fora da área: 7 a 0 no placar e City classificado na Champions.
FICHA TÉCNICA
MANCHESTER CITY 7 x 0 RB LEIPZIG
Local: Etihad Stadium, Manchester - Inglaterra
Data: 14/03/2023
Árbitro: Slavko Vincic (ESL)
Assistentes: Tomaz Klancnik (ESL) e Andraz Kovacic (ESL)
VAR: Alejandro Hernández (ESP)
Cartões amarelos: De Bruyne e Akanji; Henrichs e Timo Werner.
Gols: Haaland, aos 21, 23 e 46 do primeiro tempo, e aos sete e 11 do segudo tempo; Gundogan, aos quatro do segundo tempo; e De Bruyne, aos 46 do segundo tempo.
MANCHESTER CITY: Ederson; Stones (Sergio Gómez), Akanji, Rúben Dias e Aké; Rodri (Kalvin Philipps); De Bruyne, Gundogan (Mahrez), Bernardo Silva e Grealish (Foden); Haaland (Julián Álvarez). Técnico: Pep Guardiola.
RB LEIPZIG: Blaswich; Henrichs (Klostermann), Orbán, Gvardiol e Raum; Kampl, Laimer e Haidara (Simakan); Szoboslai (Dani Olmo), Timo Werner (Poulsen) e Forsberg (André Silva). Técnico: Marco Rose.