Copa 2022: tudo o que você precisa saber sobre o Mundial do Catar
SBT Sports mostra as datas dos jogos, os grupos, as principais seleções e as estrelas que disputarão o torneio

SBT Sports
A Copa do Mundo de 2022 tem início neste domingo (20), com a partida de abertura entre Catar, a seleção anfitriã, e Equador. A três dias para o começo do principal campeonato de futebol do planeta, o SBT Sports mostra tudo o que você precisa saber para ficar por dentro do Mundial.
As datas
- 20 de novembro: abertura.
- 21 de novembro a 2 de dezembro: jogos da fase de grupos.
- 3, 4, 5 e 6 de dezembro: oitavas de final.
- 9 e 10 de dezembro: quartas de final.
- 13 e 14 de dezembro: semifinais.
- 17 de dezembro: disputa do terceiro lugar.
- 18 de dezembro: final
+ Veja quando a seleção brasileira joga até a final da Copa
Os grupos
- Grupo A: Catar, Equador, Senegal e Holanda.
- Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales.
- Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia.
- Grupo D: França, Austrália, Dinamarca e Tunísia.
- Grupo E: Espanha, Costa Rica, Alemanha e Japão.
- Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia.
- Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões.
- Grupo H: Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.
As principais seleções
Brasil (nº 1 no ranking da Fifa): A seleção chega ao Catar em busca do seu sexto título mundial. Com Tite em sua segunda Copa, a defesa sólida e os atacantes talentosos são trunfos da Canarinho.
Bélgica (nº 2): A "Geração de Ouro" está gradualmente se desfazendo, mas ainda há Kevin De Bruyne liderando o sistema ofensivo. No entanto, há dúvidas sobre a condição física do atacante Romelu Lukaku. A Bélgica eliminou o Brasil em 2018 e nunca ganhou um Mundial.
Argentina (nº 3): Nenhum título de Copa do Mundo desde os tempos de Diego Maradona, que liderou a Albiceleste na conquista de 1986. A equipe vem embalada sob o comando do técnico Lionel Scaloni e encerrou o jejum de 28 anos sem títulos em 2021, ao vencer o Brasil na final da Copa América.
França (nº 4): É a seleção atual campeã, mas chega ao Catar com baixas importantes dos lesionados Pogba, Kante e Kimpembe, além de Nkunku. O ataque é o grande trunfo, com os craques Mbappé e o melhor jogador do mundo Karim Benzema.
Inglaterra (nº 5): A equipe vem batendo na trave nos últimos anos, com a semifinal na Copa de 2018 e o vice na Eurocopa de 2021. A Inglaterra tem uma seleção equilibrada e conta com Harry Kane no comando do ataque.
As estrelas
Lionel Messi, Argentina: O sete vezes melhor jogador do mundo do ano está em grande forma para o Paris Saint-Germain no momento. Aos 35 anos, chega mais "leve" à Copa do Mundo após a conquista da Copa América de 2021, seu primeiro título com a seleção principal.
Cristiano Ronaldo, Portugal: Aos 37 anos e em crise no Manchester United, o atacante tenta liderar Portugal para surpreender na Copa do Mundo, assim como aconteceu no título da Eurocopa em 2016.
Kylian Mbappé, França: A estrela da última Copa do Mundo aos 19 anos chega ainda melhor para esta edição, agora com 23 anos. O veloz atacante pode igualar simplesmente Pelé ao ser campeão em suas duas primeiras Copas do Mundo.
Kevin De Bruyne, Bélgica: Amplamente considerado o melhor meio-campista do mundo, é peça fundamental para o sistema ofensivo da Bélgica. Aos 31 anos, é outro que chega em grande fase após brilhar ao longo da temporada pelo Manchester City.
Neymar, Brasil: É a principal esperança da seleção para a Copa do Mundo, embora atualmente a equipe precise menos dele do que outrora. Aos 30 anos, chega ao Catar em um de seus melhores momentos físicos.
+ Conheça aqui todos os estádios da Copa do Mundo do Catar
Como funciona
São oito grupos com quatro times, sendo que os dois melhores avançam às oitavas de final. No mata-mata, o primeiro colocado de uma chave encara o segundo colocado de outra. Durante todo o mata-mata, a decisão acontece em jogo único. Se houver empate no tempo regulamentar, a vaga é disputada nos pênaltis.
Os jogos do Brasil na fase de grupos
- 24 de novembro: Brasil x Sérvia - 16h
- 28 de novembro: Brasil x Suíça - 13h
- 2 de dezembro: Brasil x Camarões - 16h
*Com informações da AP