Libertadores: Fernandinho pode ter último capítulo por grande título internacional
Da seleção brasileira ao Manchester City, jogador de 37 anos persegue grandes taças internacionais; SBT transmite decisão deste sábado (29)

SBT Sports
A Copa Libertadores de 2022 é um desejo irrepreensível para Flamengo e Athletico-PR, que neste sábado (29) vão decidir o torneio em Guayaquil. Do lado do Furacão, o volante Fernandinho vai em busca mais uma vez de um grande título internacional na carreira, algo que parece ser a pedra no sapato na trajetória do jogador de 37 anos. O SBT transmite o aguardado duelo do Furacão contra o Fla.
Atleta de quilate mundial, o volante defendeu o campeoníssimo Manchester City e a seleção brasileira por muitos anos. Na Inglaterra, Fernandinho pôde estabelecer a marca de ser o brasileiro com mais títulos da Premier League. Um grande caneco internacional, no entanto, é um item faltante na carreira do jogador.
Vice com o Athletico-PR
Há 17 anos, Fernandinho foi um prodígio meia na campanha do Furacão na Copa Libertadores de 2005. Naquele ano, o meia, camisa 10 da equipe comandada por Antônio Lopes, participou de nove dos 14 jogos da campanha da equipe rubro-negra.
O último jogo da empreitada do Athletico-PR naquela campanha pela taça mais desejada da América do Sul marcou justamente a despedida do jogador com então 20 anos. No Morumbi, o São Paulo derrotou o Furacão por 4 a 0 e se tornou campeão continental. Fernandinho partiu para a Europa com a medalha de prata da Libertadores.

A Copa da Uefa no Shakhtar
Uma das taças internacionais conquistadas por Fernandinho ao longo da carreira foi Shakhtar Donetsk, que no fim dos anos 2000 juntou uma talentosa geração brasileira para fazer sucesso no Velho Continente.
Em 2009, ao lado de Jadson, Ilsinho, Luiz Adriano e Willian, o volante se tornou campeão da antiga Copa do Uefa, que na temporada seguinte viraria Europa League. Em Istambul, o Shakhtar dos jovens brasileiros bateu o Werder Bremen por 2 a 1 e conquistou a segunda taça continental da Europa. Curiosamente, os três gols da final foram marcados por jogadores do Brasil: Luiz Adriano e Jadson, para o Shakhtar, e do zagueiro Naldo para o Werder.
A luta incessante no City e as decepções pela seleção
Em 2013, Fernandinho desembarcou em Manchester para ser um dos líderes do City no projeto do time então recém-milionário. Os títulos não faltaram na Inglaterra - foram cinco conquistas da Premier League e seis da Copa da Inglaterra -, mas o desejo de ser campeão da Champions League não se materializou.
O volante disputou nove vezes a competição continental pelo clube inglês. Foram ao menos três oportunidades em que o Manchester City pôde se aproximar da conquista, sendo duas semifinais e uma final. Na melhor delas, na temporada 2020/21, o time de Guardiola ficou com o vice da Liga dos Campeões, derrotado para o Chelsea em Portugal. Neste ano, os Cityzens caíram na semi em jogo maluco contra o Real Madrid.
Durante esses anos, o atleta foi nome certo nas convocações da seleção brasileira. O volante foi peça da Canarinho em duas Copas do Mundo, em 2014 e 2018. Na primeira, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, Fernandinho esteve em campo na vitória da Alemanha por 7 a 1 contra o Brasil. Bastante criticado na goleada, o volante encontrou em Tite a possibilidade de vislumbrar calmaria na seleção.
Mas o sonho de conquistar a Copa do Mundo se tornou decepção novamente na Rússia. Contra a Bélgica, pelas quartas de final do Mundial, uma bola infortuna bateu justamente em Fernandinho antes de passar por Alisson. Ao fim de 90 minutos, os belgas eliminaram o Brasil pelo placar de 2 a 1. A Copa mais uma vez foi motivo de pesadelo para o volante.
Ainda assim, uma das taças internacionais da carreira do paranaense de Londrina foi conquistada com a camisa da seleção brasileira. Em 2019, o atleta fez parte do grupo que conquistou a Copa América disputada no Brasil. A competição continental marcou o adeus do volante com a camisa da Canarinho.
A busca pela glória eterna internacional
O desempenho de Fernandinho no retorno ao futebol brasileiro tem sido de destaque. 17 anos depois, o agora volante foi importante ao Athletico-PR ao longo da temporada deste ano. Combativo defensivamente, o camisa 50 consegue ainda desempenhar um papel notável ofensivamente, como no cruzamento que iniciou o gol de Pablo, no Allianz Parque, na classificação contra o Palmeiras na semifinal.
Em Guayaquil, Fernandinho pode ter o último capítulo da carreira na busca por um grande título internacional. Se a Champions League e a Copa do Mundo foram títulos que escaparam das mãos do volante, o atleta tem pela frente a segunda chance de conquistar a Copa Libertadores. Contra o Flamengo, Fernandinho terá a oportunidade de deixar para trás os traumas do passado e levantar o grande título internacional da carreira.