Chelsea é acusado de 74 violações de regras relacionadas a agentes de futebol
Infrações teriam sido cometidas entre 2009 e 2022, ainda no período de Roman Abramovich

Jogada 10
A Federação inglesa acusou o Chelsea de 74 violações de regulamentações relacionadas a agentes de futebol e intermediários. As infrações foram cometidas entre 2009 e 2022, ainda sob posse do ex-dono do clube, o russo Roman Abramovich. Assim, os Blues correm risco de sofrer punições.
“No total, 74 acusações contra o Chelsea FC. A conduta objeto das acusações abrange o período de 2009 a 2022 e está relacionada principalmente a eventos ocorridos entre as temporadas de 2010/11 e 2015/16. O Chelsea tem até 19 de setembro de 2025 para responder”, disse a federação em nota oficial.
O prazo para o Chelsea apresentar sua resposta vai até o dia 19 de setembro. Segunda a imprensa inglesa, a Premier League iniciou sua própria investigação em 2023, após descobrir uma série de pagamentos secretos por Abramovich nas costas de outros dirigentes do clube.
Em resposta, o Chelsea comunicou à FA e destacando que o próprio clube “auto-reportou” as possíveis irregularidades logo após a venda em maio de 2022 para o grupo BlueCo. A nova diretoria disse que, durante o processo de compra, descobriu possíveis falhas em registros financeiros. Assim, vem colaborando de forma transparente com todas as autoridades.
Inicialmente, a investigação se concentrou em pagamentos às contratações de Samuel Eto’o e Willian, em 2013, e Eden Hazard, em 2012. No ano passado, após sanções ao magnata russo devido à guerra na Ucrânia, o clube inglês passou a pertencer a um consórcio do investidor americano Todd Boehly e pela empresa de Private Equity Clearlake Capital.
Por fim, o Chelsea pode sofrer punições com perda de pontos na tabela de classificação da Premier League. No entanto, é provável que o clube receba uma sanção financeira, já que uma punição esportiva penalizaria jogadores e dirigentes que não estavam no clube durante as possíveis infrações.
Veja mais:
+ Defesa cita Mykhailo Mudryk, do Chelsea, como vítima de contaminação em caso de doping
+ Mãe de Mbappé revela bastidores em renovação do filho com PSG, em 2022