Brasil domina Argentina e estreia com goleada na Copa América Feminina
Seleção atropela arquirrival com gols de Adriana (2x), Bia Zaneratto e Debinha; equipe canarinho lidera o Grupo B da competição

SBT Sports
A seleção brasileira estreou com vitória na Copa América Feminina. Neste sábado (9), o Brasil venceu a Argentina por 4 a 0, com gols de Adriana (2x), Bia Zaneratto e Debinha. Com o triunfo, a equipe de Pia Sundhage encerra a primeira rodada da competição continental na liderança do Grupo B.
O Brasil foi a 3 pontos e está na ponta da chave. A Venezuela, que venceu o Uruguai, também tem três, mas fica atrás do time de Pia em virtude do saldo de gols. Na terça-feira (12), novamente com transmissão do SBT e do site SBT Sports, a seleção brasileira enfrenta o Uruguai.
FIM DE JOGO! QUE VITÓRIA!
? Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) July 10, 2022
Grande atuação na estreia! Com gols de Adriana (2x), Bia Zaneratto e Debinha, as #GuerreirasDoBrasil venceram o primeiro jogo da @CopaAmerica! Vamos por mais! ??? pic.twitter.com/9aiSQC8s5V
O jogo
Os primeiros passos da seleção brasileira na Copa América foram cautelosos. A equipe de Pia Sundhage teve a posse da bola nos instantes iniciais, mas não partiu com tudo para cima da Argentina. Do outro lado, a seleção argentina, organizada, esperava pelas ações da Canarinho.
Aos 27 minutos, o Brasil abriu o placar em grande jogada de Bia Zaneratto. A camisa 16 saiu para armar, puxou a marcação adversária e passou para Tamires, que tocou para o meio da área, onde Adriana apenas complementou para as redes.
Aproveitando o bom momento no jogo, a Canarinho conseguiu ampliar o marcador rapidamente. Aos 33, a seleção brasileira roubou bola no campo de ataque e Adriana cruzou para área. Bia Zaneratto tentou dominar e, na sequência, foi derrubada pela volante Ruth Bravo. Pênalti. Na marca da cal, a camisa 16 superou a arqueira Vania Correa para anotar o segundo.
Depois de sofrer mais um gol, a Albiceleste partiu para cima do Brasil e, aos 37, Romina Núñez arriscou de fora da área e acertou o travessão de Lorena. Com o susto, a seleção canarinho procurou ficar a com a bola até o apito final do primeiro tempo.
As equipes voltaram em um ritmo menor na etapa final. A primeira oportunidade da Canarinho foi aos 11 minutos, em chute de Bia Zaneratto para fora. No lance seguinte, a camisa 16 serviu Adriana, que limpou a goleira Vania Correa e anotou o terceiro gol brasileiro.
Sem sofrer sustos, o Brasil não pressionou tanto a Argentina no segundo tempo. A equipe de Pia Sundhage manteve a posse como força de segurança ao longo da etapa final. Aos 41 minutos, ainda teve tempo para Debinha marcar um golaço: a camisa 9 driblou a arqueira adversária e mandou para as redes. Brasil 4 a 0 Argentina na primeira rodada da Copa América.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 4 x 0 ARGENTINA
Local: Centenário de Armênia, Armênia - Colômbia
Data: 09/07/2022
Árbitra: Maria Belen Carvajal Peña (CHI)
Assistentes: Loreto Toloza Cravero (CHI) e Cindy Andrea Nahuelcoy Jara (CHI)
Cartões amarelos: Ary Borges, Angelina e Letícia Santos; Julieta Cruz, Marina Delgado e Romina Núñez.
Gols: Adriana, aos 27 do primeiro tempo e aos 11 do segundo tempo; Bia Zaneratto aos 35 do primeiro tempo; Debinha, aos 41 do segundo tempo.
BRASIL: Lorena; Fê Palermo (Letícia Santos), Rafaelle, Tainara (Antônia) e Tamires; Angelina (Debinha), Ary Borges (Duda Sampaio), Adriana e Kerolin; Bia Zaneratto e Gio Queiroz (Duda Santos). Técnica: Pia Sundhage.
ARGENTINA: Vania Correa; Julieta Cruz (Marina Delgado), Augustina Barroso, Aldana Cometti e Eliana Stábile; Ruth Bravo (Estefanía Banini), Daiana Falfán (Vanesa Santana), Romina Núñez e Florencia Bonsegundo; Yamila Rodríguez (Sophia Braun) e Mariana Larroquette (Érica Lonigro). Técnico: German Darío Portanova.