Real Madrid vence Liverpool com gol de Vinícius Júnior e conquista a Champions
Equipe da capital espanhola supera time inglês e leva para a casa o 14º título da competição de clubes mais importante do planeta

SBT Sports
28/05/2022 às 18:32 • Atualizado 08/12/2023 às 18:53
A Champions League da temporada 2021/22 é do Real Madrid. E o título do clube espanhol foi conquistado com um gol brasileiro. Neste sábado (28), no Stade France, em Paris, a equipe comandada por Carlo Ancelotti bateu o Liverpool por 1 a 0 com gol de Vinícius Júnior, protagonista madrilenho na partida mais aguardada da temporada europeia. Com o triunfo, o time merengue leva para casa a 14ª taça da competição de clubes mais importante do planeta.
O Real Madrid provou na final na França que é um clube feito para conquistar a Liga dos Campeões. Os comandados de Carlo Ancelotti até sofreram no início da decisão, mas, aos poucos, foram se estabelecendo na partida. Foi no segundo tempo, aos 13 minutos, que Vinícius Júnior anotou o único tento da finalíssima. O título europeu carimba a vaga madrilenha na próxima edição do Mundial de Clubes. O troféu da 67ª edição da Champions League vai morar no estádio Santigo Bernabéu.
O jogo
O Liverpool iniciou a final com mais domínio. Marcando alto, o time comandado por Jürgen Klopp encurralou o Real Madrid e começou a decisão em busca do ataque. A equipe inglesa sofreu com alguns erros de passe nos instantes iniciais, mas não deixou de ter iniaciativa. Aos 15 minutos, Alexander-Arnold foi até a linha de fundo e cruzou para o meio da área, onde Salah desviou e exigiu a primeira grande da finalíssima.
O time de Klopp aumentou a pressão nos minutos seguintes. Thiago Alcântara, Salah e Alexander-Arnold arriscaram finalizações de fora da área, em tentativas que não levaram tanto perigo. Aos 20 minutos, porém, o Liverpool quase abriu o placar: Mané limpou a marcação e bateu firme no canto, mas Courtois se esticou todo e conseguiu desviar a bola, que ainda bateu na trave.
O domínio dos Reds diminuiu a partir da metade do primeiro tempo. Sem conseguir novas oportunidades, a equipe inglesa viu o Real Madrid encaixar algumas escapadas. Pela esquerda, Vinícius Júnior e Benzeram incomodaram a defesa do Liverpool, que afastou as investidas madrilenhas.
Na reta final, os comandados de Carlo Ancelotti conseguiram a chance mais perigosa. Benzema foi lançado na área e, após bate a rebate, conseguiu vencer o goleiro Alisson. O lance, no entanto, foi anulado por um questionável impedimento do camisa 9 francês. A primeira etapa terminou com zero a zero no placar.
O confronto seguiu equilibrado na volta do segundo tempo. De um lado, o Liverpool buscou criar situações pela esquerda, com Arnold e Salah; do outro, a equipe merengue tentou alguns contra-ataques em velocidade, mas foi bloqueada pela defesa inglesa. Aos 13 minutos do segundo tempo, o Real Madrid conseguiu abrir o placar com Vinícius Júnior, que apareceu nas costas de Alexander-Arnold para completar um chute cruzado de Valverde. Com a desvantagem, Klopp optou por trocar Luis Díaz por Diogo Jota.
Em busca do empate, os Reds partiram para cima do Real Madrid com tudo. Jürgen Klopp promoveu a entrada de jogadores como Keita e Roberto Firmino, e assim os ingleses dominaram as ações. Aos 36 minutos, Salah ganhou de Mendy na grande área e exigiu outra grande defesa de Courtois, paredão merengue na final. Em seguida, Carlo Ancelotti fez a primeira mudança, com Camavinga no lugar de Valverde.
Os últimos minutos foram de desespero dos Reds. Com a vantagem, Ancelotti ganhou tempo ao levar Ceballos e o brasileiro Rodrygo a campo. Os novos jogadores do Real na partida ainda foram importantes para evitar um possível empate do Liverpool. Seguro, equilibrado e fatal, o Real Madrid se tornou campeão da Champions League pela 14ª vez na história.
FICHA TÉCNICA
LIVERPOOL 0 x 1 REAL MADRID
Local: Stade de France, Paris - França
Data: 28/05/2022
Árbitro: Clément Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)
VAR: Jérôme Brisard (FRA)
Cartão amarelo: Fabinho.
Gol: Vinícius Júnior, aos 13 do segundo tempo.
LIVERPOOL: Alisson; Alexander-Arnold, Konaté, Van Dijk e Robertson; Fabinho, Henderson (Keita) e Thiago (Roberto Firmino); Salah, Mané e Luis Díaz (Diogo Jota). Técnico: Jürgen Klopp.
REAL MADRID: Courtois; Carvajal, Éder Militão, Alaba e Mendy; Casemiro, Kroos, Modric (Ceballos) e Valverde (Camavinga); Vinicíus Júnior (Rodrygo) e Benzema. Técnico: Carlo Ancelotti.