Guga deve ser titular em jogo decisivo do Fluminense
Lateral enfrenta série de críticas da torcida do Tricolor

Jogada 10
O técnico Renato Gaúcho não poderá contar com Samuel Xavier, que se recupera de uma lesão na coxa esquerda. Assim, o treinador do Fluminense deve escalar Guga como titular na partida contra o Bahia, nesta quarta-feira (10), às 19h, no Maracanã, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O lateral, no entanto, vive fase irregular, apesar da experiência em jogos decisivos substituindo o titular do Tricolor.
Em um duelo de caráter eliminatório, Guga terá a chance de retomar o bom desempenho que já mostrou em outros momentos pelo Fluminense. Na ida contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, ele acabou falhando no lance do gol adversário.
O lateral de 27 anos foi um dos destaques na final do Campeonato Carioca de 2023, quando o Fluminense goleou o Flamengo por 4 a 1. Também foi decisivo na semifinal da Libertadores daquele ano, diante do Internacional, ao entrar em campo na segunda partida após a expulsão de Samuel Xavier no jogo de ida.
Nesta temporada, Guga brilhou no clássico contra o Vasco, pelo Brasileirão, ao marcar um golaço que garantiu a vitória por 2 a 1 no Maracanã. A partida, inclusive, marcou o reencontro do elenco tricolor com o técnico Fernando Diniz, campeão da Libertadores com a equipe das Laranjeiras.
Opção da base
Outra alternativa para Renato Gaúcho é Julio Fidelis, lateral-direito de 18 anos revelado em Xerém. Ele já atuou contra o próprio Bahia, pelo Brasileirão, quando chamou atenção pela velocidade e qualidade ofensiva. Essa, inclusive, foi sua última partida pelo profissional. Apesar do potencial, a tendência é que o treinador opte pela experiência de Guga para o jogo decisivo.
Julio chegou ao Fluminense em 2015, aos 9 anos, pelo Projeto Guerreirinhos. Foi campeão de quatro torneios pelo sub-16 em 2022: o Torneio Guilherme Embry, além da Scopigno Cup (Itália), Geneva Cup (Suíça) e Heemskerk Cup (Holanda).