Maior campeão nacional do planeta, Rangers tem passado recente de superação
Dono de 55 títulos do Campeonato Escocês estava na quarta divisão do país na temporada de 2012, após decretar falência

SBT Sports
18/05/2022 às 08:00 • Atualizado 08/12/2023 às 18:52
Adversário do Eintracht Frankfurt na final da Europa League, que acontece nesta quarta-feira (18), às 15h45, com transmissão do SBT, o escocês Rangers tem marcas inesquecíveis na história do futebol. Dono da alcunha de maior campeão nacional do planeta, com 118 conquistas, o time azul de Glasgow passou por um renascimento na última década.
No começo de 2012, o Rangers chegou a um total de 26 milhões de libras de dívidas e viu o governo britânico pressionar pelas obrigações fiscais em aberto. Sem saída, o clube declarou falência e foi obrigado a recomeçar o Campeonato Escocês da quarta divisão, além de outras penalidades burocráticas.
Apesar das dificuldades, o Rangers não se abalou e conseguiu três acessos em quatro anos, acumulando títulos da quarta, terceira e segunda divisão: em 2016, estava de volta à elite. Mas as conquistas não vieram tão cedo.

O desfecho nacional veio só na temporada de 2020/21, quando os comandados de Steven Gerrard levantaram a taça do Campeonato Escocês. Com esta conquista, o time chegou aos 55 Campeonatos Escoceses da primeira divisão (recordista), além de um da segunda, um da terceira, um da quarta, 33 Copas da Escócia e 27 Copas da Liga Escocesa (recordista), totalizando118 troféus.
Em comparação, seu maior rival dentro e fora das quatro linhas, o Celtic, tem 52 Campeonatos Escoceses, 40 Copas da Escócia (recordista) e 20 Copas da Liga Escocesa.
Já o desfecho continental será escrito nesta quarta-feira (18), às 15h45 no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha, na Espanha, na final da Europa League, diante do alemão Eintracht Frankfurt. O jogaço tem transmissão ao vivo do SBT e no site do SBT Sports.