Navarro faz quatro, e Palmeiras aplica goleada histórica sobre Petrolero na Libertadores
Verdão faz 8 a 1 de virada no Independiente Petrolero e alcança maior goleada da história do Allianz Parque e do time na competição

SBT Sports
12/04/2022 às 23:22 • Atualizado 08/12/2023 às 18:35
Mesmo com o time misto, o Palmeiras goleou de virada o Independiente Petrolero, da Bolívia, por 8 a 1, na noite desta terça-feira (12), pela segunda rodada do Grupo A da Libertadores da América. O gol boliviano foi marcado por Correa, mas Zé Rafael, Rafael Navarro (4x), Rony e Raphael Veiga (2x) viraram para o Verdão.
No retorno da torcida alviverde a seu estádio pela Libertadores, o técnico Abel Ferreira foi substituído pelo auxiliar Vítor Castanheira, já que ainda cumpre suspensão da expulsão no segundo jogo da Recopa Sul-Americana. Com oito gols a favor, Abel assistiu de camarote à maior goleada da história do Allianz Parque e do time na Libertadores.
Antes, a maior goleada do Palmeiras na competição era um 7 a 0, em 1995, contra o El Nacional, do Equador. Com a vitória, o Verdão soma seis pontos em dois jogos e se isola ainda mais na liderança do grupo. O próximo compromisso alviverde pela Libertadores é diante do Emelec, no Paraguai, na última quarta-feira de abril, dia 27.
O jogo
O Independiente Petrolero surpreendeu o Palmeiras e saiu na frente logo aos 7 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de lateral pela direita, o ex-Palmeiras Cristaldo fez boa jogada de pivô dentro da área e rolou para José Correa, que finalizou de frente. A bomba de perna esquerda foi no ângulo, fora do alcance do goleiro Weverton.
A partir desse lance, o Verdão ocupou o campo de ataque, enquanto o Independiente Petrolero se fechou na defesa. Mas o empate veio só aos 42 minutos, quando Jorge cruzou da esquerda e, depois de rebatida da zaga, a bola sobrou nos pés de Zé Rafael. Rapidamente, o meia dominou e, de fora da área, chutou no canto, rasteiro, sem chances para o goleiro Arancibia.
A partida foi ao intervalo com o placar em 1 a 1, mas ele não demoraria a mudar (e drasticamente). Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Breno Lopes fez linda jogada pela direita e cruzou na cabeça de Rafael Navarro, que empurrou para as redes. Foi o primeiro dos quatro gols do centroavante na noite.
Já aos 8, Jorge cruzou da esquerda, e a bola sobrou para Rafael Navarro apenas chutar da pequena área. Aos 11, Veron avançou pela esquerda e cruzou na área para Rafael Navarro, que antecipou o zagueiro e chutou para o gol. Não perca as contas, até aqui, 4 a 1 Palmeiras.
Imparável, Rafael Navarro fez mais um aos 32 minutos após cruzamento de Mayke. O Palmeiras ainda ampliou para 8 a 1 com os titulares Rony, de cabeça, aos 35, e duas vezes com o craque Raphael Veiga, em dois golaços no ângulo com a perna esquerda, aos 40 e 45 respectivamente. No primeiro, Veiga pegou de primeira numa batida de escanteio; no segundo, cobrou com perfeição uma falta na entrada da área.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 8 X 1 INDEPENDIENTE PETROLERO
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 12/4/22, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Derlis López (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Julio Aranda (PAR)
Cartão amarelo: Nixon Folleco, Rioja, Cristaldo e Giménez
Gols: José Correa, aos 7' do 1° tempo, Zé Rafael, aos 42' do 1° tempo, Rafael Navarro, a 1', 8', 11' e 32' do 2° tempo, Rony, aos 35' do 2° tempo, Raphael Veiga, aos 40' e 45' do 2° tempo
INDEPENDIENTE PETROLERO: Álex Arancibia; Emerson Velásquez, Francisco Silva e Martín Chiatti; Nixon Folleco, Alejandro Bejarano (Joel Bejarano), Mijaíl Avilés e Acuña (Rivas); Alaca (Giménez), Cristaldo (Buter) e José Correa (Reina). Técnico: Marcelo Robledo
PALMEIRAS: Weverton, Mayke, Kuscevic, Gomez (Murilo) e Jorge; Zé Rafael (Gabriel Menino), Atuesta (Danilo) e Gabriel Veron; Breno Lopes (Raphael Veiga), Navarro e Wesley (Rony). Técnico: Vítor Castanheira (Auxiliar)