Com dois gols de Cano em dois minutos, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 0 no jogo de ida da final do Campeonato Carioca, na noite desta quarta-feira (30), no Maracanã. Com isso, o Tricolor poderá até perder por um gol de diferença na decisão de sábado (2), a partir das 18h, sendo mandante - e, consequentemente tendo a maioria dos torcedores - no Maracanã. Vitória do Rubro-Negro por dois gols leva a disputa para os pênaltis.
O Fluminense não esteve em uma noite inspirada, mas, após falha de Léo Pereira, Cano abriu o placar aos 37 minutos do segundo tempo. Aos 39, o Tricolor saiu em contra-ataque rápido, aproveitando vacilo de Willian Arão e Léo Pereira, e Arias achou Cano livre, dentro da área, para ampliar.
APENAS FAÇA O L! ???? #FLAxFLU pic.twitter.com/3dJL5n5wuX
? Cariocão Betfair 22 (@Cariocao) March 31, 2022
O jogo
O primeiro tempo do Fla-Flu teve muita polêmica em razão da arbitragem. Aos 45 minutos, Willian chegou a balançar a rede. Só que o jogo já estava paralisado por conta de possível impedimento de Cano no início da jogada. No entanto, o argentino estava em posição legal, mas o assistente levantou a bandeira antes do término do lance.
A analista de arbitragem do SBT, Nadine Basttos, disse que "o gol do Fluminense foi mal anulado, porque o assistente se precipita e levanta a bandeira antes da conclusão do lance". É verdade, também, que a zaga do Flamengo já havia "desistido" da jogada após a marcação do impedimento.
Do lado do Flamengo, a reclamação foi com a quantidade de cartões amarelos distribuídos pelo árbitro Wagner do Nascimento Magalhães no primeiro tempo: cinco jogadores rubro-negros foram advertidos.
No segundo tempo, o técnico Paulo Sousa colocou Arrascaeta, que defendeu o Uruguai na terça à noite pela última rodada das Eliminatórias. O meia deu novo gás ao ataque rubro-negro, mesmo não estando nas melhores condições físicas.
O Fluminense pouco conseguia atacar. Então, aos 20 minutos, Cano tentou surpreender ao finalizar do meio de campo. Hugo estava adiantado, mas conseguiu voltar e pegar a bola, que, de qualquer forma, iria para fora.
Até que, aos 36, Léo Pereira entrou na vaga de Fabrício Bruno. No minuto seguinte, perdeu a bola sozinho, Arias aproveitou e tocou para Cano, que abriu o placar. Aos 39, Cano fechou o placar após contra-ataque.
Aula de contra-ataque do Fluzão no segundo gol! #FLAxFLU pic.twitter.com/FbnBE23Ix0
? Cariocão Betfair 22 (@Cariocao) March 31, 2022
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0 X 2 FLUMINENSE
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 30/3/2022, às 21h40
Horário: 21h40 (Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Thiago Rosa de Oliveira Esposito
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Cartões amarelos: David Luiz, Gomes, Everton Ribeiro, Vitinho, Marinho; Felipe Melo, Cris Silva, Ganso, Arias, Martinelli
FLAMENGO: Hugo, Matheuzinho (Lázaro), Fabrício Bruno (Léo Pereira), David Luiz e Filipe Luis; Willian Arão, João Gomes e Everton Ribeiro (Pedro); Vitinho (Bruno Henrique), Marinho (Arrascaeta) e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa
FLUMINENSE: Fábio, Calegari (Nonato), Manoel e Luccas, David Braz e Cris Silva; Felipe Melo (Luccas Claro), Yago, André e Ganso (Martinelli); Germán Cano e Willian (Arias). Técnico: Abel Braga