Quem é Luís Castro? Conheça carreira do técnico especulado no Corinthians
Treinador português, que teve passagens por equipes de Portugal, Ucrânia e Catar, é sondado por times brasileiros

SBT Sports
18/02/2022 às 12:45 • Atualizado 08/12/2023 às 18:28
Desde a demissão de Sylvinho, no início de fevereiro, o Corinthians busca um treinador. No momento, o nome mais próximo do clube é o do português Luís Castro, de 60 anos, que atualmente comanda o Al-Duhail, do Catar.
Com passagens em clubes de Portugal, Ucrânia e Catar, Castro é pouco conhecido entre os torcedores brasileiros. A seguir, o SBT Sports destaca a carreira do técnico especulado para assumir o Timão.
Carreira
Luís Castro foi um lateral-direito modesto como jogador, com passagens por clubes médios de Portugal. O português começou a carreira de técnico nas categorias de base do Porto, onde atuou na formação de novos atletas entre 2006 e 2013.
Seu início como profissional também foi no Dragão, comandando o Porto B, onde conquistou o título da segunda divisão portuguesa. Luís Castro deixou o clube rumo ao Grupo Desportivo de Chaves, em 2017, e treinou na temporada seguinte o Vitória Sport Clube. Em ambas equipes o treinador não teve momentos marcantes.
Castro, então, foi para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde teve mais sucesso. Na temporada 2019/20, o comandante conquistou a Liga Ucraniana e chegou na semifinal da Liga Europa, sendo derrotado pela Inter de Milão. No clube, o técnico de 60 anos trabalhou com os ex-corintianos Dentinho e Maycon.
Agora no Catar, Luís Castro comanda o Al-Duhail. Ao todo são 13 vitórias em 19 partidas, com aproveitamento de 68%. O time atualmente ocupa o segundo lugar do campeonato nacional.
Estilo de jogo
Luís Castro opta por equipes que constroem jogadas desde o campo defensivo. Na saída de bola, os times do técnico português jogam com uma primeira linha com três jogadores, com um volante ou um dos laterais se juntando à dupla de zagueiros.
Este trio na saída permite que os laterais "abram o campo" ofensivamente, com os meias e atacantes ocupando o espaço central, o que facilita a chamada "pressão pós-perda" - quando se busca marcar pressionando logo após a perda da posse de bola.
Por se tratar de times que tentam propor jogo, ele joga com linhas altas e que se expõem a contra-ataques. O esquema adotado na maioria de seus times é o 4-2-3-1 e o 4-1-4-1, que se assimilam à forma com que Sylvinho escalava o time do Corinthians. É comum que os times treinados por Luís Castro termine as partidas com mais de 60% da posse de bola.
Títulos
1x Liga Ucraniana - Shakhtar Donetsk 2019/20
1x Segunda Liga Portuguesa - Porto B 2015/16