Publicidade
SBT Sports

Pressão, nervosismo e quedas: o histórico dos brasileiros na semi do Mundial

Semifinal da competição da Fifa sempre é um duro desafio para os times do Brasil; Flamengo encara Al Hilal nesta terça (7)

Imagem da noticia Pressão, nervosismo e quedas: o histórico dos brasileiros na semi do Mundial
Pressão, nervosismo e quedas: o histórico dos brasileiros na semi do Mundial
• Atualizado em
Publicidade

Se existe um jogo difícil e nervoso para os times do Brasil, este é a semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. A mistura de pressão e ansiedade, algumas vezes, resultou em quedas para representantes brasileiros na competição. Nesta terça-feira (7), o Flamengo encara novamente o desafio de buscar uma vaga na finalíssima do Mundial. O adversário dos comandados de Vítor Pereira é o Al Hilal, da Arábia Saudita.

Antes de a bola rolar, o SBT Sports relembra o histórico de times do Brasil na semifinal do Mundial de Clubes. Os representantes do país têm mais classificações do que eliminações, mas a partida que costuma anteceder o histórico embate diante de um europeu usualmente é repleta de nervosismo e pressão.

Deram o passo adiante 

São Paulo - 2005

A primeira edição com o atual formato do torneio foi disputada em 2005, e o São Paulo era o representante do Brasil no Mundial. O então time comandado por Paulo Autuori encarou o Al Ittihad na semifinal, e o confronto foi de tirar o fôlego. O Tricolor Paulista venceu os sauditas por 3 a 2, com gols de Amoroso (2x) e Rogério Ceni, mas o enredo da animada partida no estádio Nacional de Tóquio permanece até hoje na memória são-paulina, também pelas inúmeras chances do time árabe ao longo do duelo.

O lateral-direito Cicinho, que deu uma das assistências da partida, relembra a dificuldade de enfrentar a semifinal da competição: "É um nervosismo, esse é o maior adversário, principalmente dos brasileiros. A gente chega com essa pressão de ganhar, pouco se conhece do adversário, e aí você enfrenta uma surpresa e fica bastante nervoso. Em 2005, com Al Ittihad, o São Paulo fez 3 a 1 e depois tomou um gol, e acabou no final sendo um sufoco".

Internacional - 2006

No ano seguinte, quem desbravou o planeta até o Japão foi o Internacional. Os então comandados de Abel Braga encararam o Al Ahly na semi. Em fase espetacular nos primeiros passos no futebol, Alexandre Pato deixou os colorados à frente logo no início, mas o angolano Flávio empatou o duro confronto na segunda etapa. O empate persistiu boa parte do segundo tempo até que, em cobrança de escanteio, o também jovem Luiz Adriano apenas raspou de cabeça para colocar o time gaúcho na final, embora os egípcios ainda tenham levado perigo até o fim da partida.

Corinthians - 2012

O Al Ahly esteve no caminho de outro time do Brasil seis anos depois. Em 2012, o Corinthians de Tite foi para a Ásia em busca do título. Com presença em peso da torcida alvinegra, o estádio Toyota parecia o Pacaembu no duelo entre brasileiros e egípcios. A partida foi marcada principalmente por um notável equilíbrio, com os dois times tendo oportunidades de gol. Coube a Paolo Guerrero, de cabeça, marcar o único tento do jogo.

O atacante Emerson Sheik se recorda da dificuldade daquele confronto: "Muito difícil. Durante o primeiro tempo, inclusive, olhávamos e: 'meu Deus, vai dar ruim'. Depois organizamos. O nosso jogo não estava acontecendo naquele dia, porque eles conseguiram neutralizar o Corinthians. Os atletas precisaram conversar um pouquinho, recuar, ter uma leitura do jogo".

Gremio - 2017

Comandado pelo ídolo Renato Gaúcho, o Grêmio de 2017 precisou ir até a prorrogação para passar pela semifinal do torneio. O mexicano Pachuca ofereceu uma partida bastante difícil no estádio Hazza bin Zayed, em Al Ain, nos Emirados Árabes. Ramiro, Luan, Fernandinho e Lucas Barrios fizeram de tudo para abrir o placar ao longo dos 90 minutos. No entanto, quem garantiu a vitória do Imortal Tricolor foi o então reserva Everton Cebolinha, no início da prorrogação. A passagem do clube gaúcho para a final foi a única de um time brasileiro em 120 minutos.

Flamengo - 2019

Dois anos depois, o Flamengo precisou suar a camisa para superar o Al Hilal, que colocou os cariocas contra a parede em Doha, no Catar. A equipe de Jorge Jesus foi supreendida logo no início do confronto, quando o meia Salem Al-Dawsari deixou os sauditas à frente no placar, resultado que persistiu até o fim da primeira etapa. No segundo tempo, Arrascaeta conseguiu empatar o confronto logo no início. Cada giro do ponteiro deixava os torcedores rubro-negros mais apreensivos. Na reta final, um cruzamento certeiro de Rafinha encontrou a cabeça do Bruno Henrique, confirmando a virada. Ainda houve tempo para o terceiro, em gol contra de um zagueiro adversário, que confirmou a difícil classificação do Fla.

Mengo
O histórico Flamengo de 2019 teve trabalho na semi do Mundial (Alexandre Vidal/Flamengo)

As quedas 

Internacional - 2010

Em 2010, o Internacional bem que sonhou enfrentar a Internazionale na decisão do Mundial, mas houve uma pedra no caminho chamada Mazembe, do Congo. O duelo teve o natural nervosismo das semifinais da competição, principalmente pela insistente bola que não entrava pelo lado colorado. Quem conseguiu balançar a rede, porém, foi Kabangu. Minutos depois, Kaluyituka acertou outro chute venenoso e mandou o time de Celso Roth para casa.

Mazembe
O Mazembe que bateu o Internacional (divulgação)

Atlético-MG - 2013

A edição de 2013 do torneio foi disputada no Marrocos, país árabe com tradição de massa no futebol. A paixão marroquina pelo esporte mais popular do planeta foi a chave para uma participação marcante do Raja Casablanca, principal time de Marrocos. Azar do Atlético-MG. O time de Cuca foi derrotado por 3 a 1 pelo Raja, em partida cheia de alternativas, mas com domínio da equipe da casa. O gol do Galo foi anotado em cobrança de falta de Ronaldinho Gaúcho, que exibiu ali uma das últimas atuações marcantes na carreira. O craque foi reverenciado pelos marroquinos ao fim do jogo.

Raja
Raja teve atuação marcante na vitória sobre o Atlético-MG (reprodução)

Palmeiras - 2020

O Mundial de 2020 - disputado no ano seguinte - foi um atropelo para o Palmeiras, que, campeão da Libertadores em 30 de janeiro, teve que entrar em campo pela semifinal no dia 7 de fevereiro. A mínima preparação parece ter pesado para os comandados de Abel Ferreira, que pouco conseguiram incomodar o forte Tigres, do México. Os mexicanos rondaram a área do Alviverde a maior parte do jogo, até que o zagueiro Luan cometeu um pênalti. O francês Gignac anotou o gol que eliminou o time paulista na semi do torneio.

As exceções: Santos (2011) e Palmeiras (2021)

Santos - 2011

O Santos foi o primeiro time brasileiro a se classificar com tranquilidade pela semifinal da competição. Em 2011, embalado por uma fase espetacular de Neymar, o Peixe bateu o anfitrião Kashiwa Reysol por 3 a 1, com tentos do próprio camisa 11, de Borges e do lateral-direito Danilo. Entretanto, a tranquilidade da partida diante dos japoneses se inverteu completamente na final, quando o Alvinegro Praiano se deparou com o Barcelona de Guardiola.

Palmeiras - 2021

Depois da queda para o Tigres no anterior, o Palmeiras se preparou minuciosamente para a semifinal do Mundial de Clubes de 2021, sobretudo pelo trabalho irretocável do técnico Abel Ferreira. Em campo, o Alviverde reencontrou o Al Ahly - os egípcios venceram, nos pênaltis, os palestrinos na disputa pelo terceiro lugar de Mundial de 2020. Com a faca nos dentes, o Palmeiras não deu chances ao gigante da África: Raphael Veiga e Dudu anotaram os gols de uma segura vitória por 2 a 0 do Palmeiras, que conseguiu dar o passo adiante no sonho do Mundial.

Publicidade

Últimas notícias

ver mais
Léo Jardim defende pênalti de Cazares e suaviza goleada sofrida pelo Vasco
Copa Sul-Americana - 15/07/2025 às 23:40

Léo Jardim defende pênalti de Cazares e suaviza goleada sofrida pelo Vasco

Cobrança desperdiçada, seria o quinto gol do Independiente Del Valle na partida
Del Valle atropela Vasco e encaminha classificação para oitavas da Copa Sul-Americana
Copa Sul-Americana - 15/07/2025 às 23:27

Del Valle atropela Vasco e encaminha classificação para oitavas da Copa Sul-Americana

Equatorianos venceram por 4 a 0, com gols de Spinelli e Mercado, que marcaram duas vezes cada
Atropelo! Mercado marca o quarto do Del Valle sobre o Vasco
Esportes - 15/07/2025 às 23:15

Atropelo! Mercado marca o quarto do Del Valle sobre o Vasco

Com sobra dentro da área, Mercado não perde a chance e marca seu segundo gol, ampliando para o time equatoriano
Pane total! Vasco sofre dois gols em três minutos no início do segundo tempo
Copa Sul-Americana - 15/07/2025 às 23:00

Pane total! Vasco sofre dois gols em três minutos no início do segundo tempo

Patrik Mercado e Spinelli, mais uma vez, marcaram para os equatorianos
Léo Jardim defende, mas Carabajal aproveita rebote para abrir o placar
Copa Sul-Americana - 15/07/2025 às 22:34

Léo Jardim defende, mas Carabajal aproveita rebote para abrir o placar

Gol dos equatorianos aconteceu no fim do primeiro tempo
Duas vezes na trave! Del Valle chega com perigo, e Léo Jardim salva o Vasco
Copa Sul-Americana - 15/07/2025 às 22:19

Duas vezes na trave! Del Valle chega com perigo, e Léo Jardim salva o Vasco

Time equatoriano quase abriu o placar com cabeceio que foi no travessão e outro que foi defendido pelo goleiro vascaíno antes de bater no poste e sair pela linha de fundo
Lucas Piton leva vermelho aos 11 minutos após revisão do VAR
Esportes - 15/07/2025 às 21:45

Lucas Piton leva vermelho aos 11 minutos após revisão do VAR

Lateral do Vasco recebeu vermelho direto por pisão duro em Guagua, do Del Valle. Jogador foi atendido com muitas dores no tornozelo.
Alianza Lima x Grêmio: prováveis escalações, onde assistir ao vivo e horário
Esportes - 15/07/2025 às 18:43

Alianza Lima x Grêmio: prováveis escalações, onde assistir ao vivo e horário

Confronto será disputado no Peru e é válido pelo jogo de ida dos Playoffs de Oitavas de final da Copa Sul-Americana
Ryan Francisco, do São Paulo, sofre ruptura de ligamento e só deve voltar em 2026
Esportes - 15/07/2025 às 17:15

Ryan Francisco, do São Paulo, sofre ruptura de ligamento e só deve voltar em 2026

Atacante lesionou o joelho esquerdo durante treino no CT da Barra Funda; exames confirmaram necessidade de cirurgia
Liverpool prepara proposta de quase R$ 900 milhões por atacante do Newcastle
Esportes - 15/07/2025 às 16:52

Liverpool prepara proposta de quase R$ 900 milhões por atacante do Newcastle

Time inglês busca um camisa 9 para a próxima temporada
Publicidade
Publicidade