Del Valle atropela Vasco e encaminha classificação para oitavas da Copa Sul-Americana
Equatorianos venceram por 4 a 0, com gols de Spinelli e Mercado, que marcaram duas vezes cada

Osmar Neto
O Independiente Del Valle goleou o Vasco por 4 a 0 nesta terça-feira (15) e encaminhou sua classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Os gols dos equatorianos foram assinalados por Spinelli e Patrik Mercado, que marcaram duas vezes cada.
A partida de volta acontece na próxima terça-feira (22), em São Januário, com bola rolando às 21:30 (horário de Brasília). Para se classificar, o Vasco precisa vencer por cinco gols, ou mais de diferença. Se os cariocas vencerem por quatro gols de diferença, a classificação será decidida nos pênaltis. Qualquer outro resultado classifica o Independiente Del Valle.
O jogo
O Vasco começou bem a partida e quase abriu o placar aos cinco minutos. Em contra-ataque pela direita, Nuno Moreira recebeu em velocidade e rolou para trás. Rayan chegou batendo forte, mas Villar fez boa defesa e mandou para a lateral.
Pouco depois, a situação começou a complicar para o time carioca. Aos nove minutos, Lucas Piton cometeu falta dura em Gustavo Cortez, que tentava puxar contra-ataque. O árbitro inicialmente mostrou o amarelo, mas, após revisão no VAR, voltou atrás e expulsou o lateral-esquerdo vascaíno.
Mesmo com um a menos, o Vasco ainda assustou em duas cobranças de falta de Rayan, ambas de longa distância. O goleiro Villar, porém, apareceu bem e evitou o empate.
Com superioridade numérica e mais posse de bola, o Del Valle passou a dominar as ações ofensivas. Aos 24, Briones arriscou de fora da área, mas Léo Jardim defendeu com firmeza. Treze minutos depois, Alcívar também tentou de longe e obrigou o goleiro brasileiro a mandar para escanteio.
As melhores chances da primeira etapa, até então, vieram aos 31 minutos. Gustavo Cortez cruzou com precisão e Spinelli cabeceou no travessão. No rebote, Guagua testou firme e Léo Jardim fez um milagre, desviando com a ponta dos dedos. A bola ainda tocou no poste antes de sair.
Já nos acréscimos, o Del Valle conseguiu balançar a rede. Ibarra cruzou na área, Guagua finalizou e Léo Jardim mais uma vez salvou. No rebote, Carabajal apareceu livre para empurrar para o gol: 1 a 0 para os equatorianos.
Na volta do intervalo, o Vasco sofreu dois gols em sequência. Aos 5 minutos, Mercado aproveitou bate-rebate na entrada da área e acertou o canto de Léo Jardim, que tocou na bola, mas não evitou o gol. Na jogada seguinte, Spinelli recebeu cruzamento rasteiro na pequena área e só desviou para marcar o terceiro do Del Valle e o segundo dele no jogo.
O time equatoriano seguiu controlando a partida e chegou ao quarto gol em mais uma bola rebatida na área que sobrou para Mercado também fazer seu segundo gol no jogo. No fim da partida, Mercado foi derrubado por Mauricio Lemos dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Cazares cobrou e parou no goleiro Léo Jardim. Fim de jogo: Independiente del Valle 4, Vasco 0.
FICHA TÉCNICA (INDEPENDIENTE DEL VALLE X VASCO)
Local: Estádio Olímpico Atahualpa - Quito, Equador.
Data: 15/07/2025, às 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Kevin Ortega (PER)
Auxiliares: Michael Orué (PER) e Jesús Sánchez (PER)
VAR: Joel Alarcón (PER)
INDEPENDIENTE DEL VALLE: Villar; Matías Fernández, Carabajal, Schunke e Gustavo Cortez (Layan Loor); Alcívar (Jhegson Méndez), Mercado, Guagua (Cazares) e Briones (Aron Rodríguez); Spinelli e Ibarra. Técnico: Javier Rabanal.
VASCO: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas, Lucas Piton, Hugo Moura, Tchê Tchê (Garré), GB (Victor Luis), Nuno Moreira (Mauricio Lemos), Rayan (David) e Vegetti (Paulinho). Técnico: Fernando Diniz.