Faleceu nesta terça-feira (18) Francisco Gento, mais conhecido como Paco Gento, um dos maiores ídolos do Real Madrid e maior vencedor de toda a história da Liga dos Campeões. Gento morreu aos 88 anos. O espanhol era presidente honorário do clube merengue desde 2014.
Paco Gento foi um dos maiores jogadores da história do Real Madrid. No informe sobre o falecimento do espanhol, a equipe madrilenha escreveu que o ex-atleta "representa fielmente todos os valores do Real Madrid". O antigo ponta defendeu a camisa blanca entre 1953 e 1971.
"A figura de Paco Gento representa fielmente todos os valores do Real Madrid, tem sido e seguirá sendo uma referência para o madridismo e para o mundo do esporte. Os madridistas e todos os apaixonados pelo futebol sempre lembrarão dele como um de seus grandes mitos", publicou o clube merengue.
HASTA SIEMPRE, GENTO. pic.twitter.com/EfD49VOKGV
? Real Madrid C.F. (@realmadrid) January 18, 2022
Em quase vinte anos no time de Madri, Gento empilhou seis taças da Liga dos Campeões, torneio que é o maior vencedor da história, e 12 de La Liga. No último domingo (16), o ídolo espanhol foi alcançado pelo brasileiro Marcelo, campeão da Supercopa da Espanha e dono também de 23 taças com a camisa merengue.
Francisco Gento era presidente honorário do clube madrilenho desde 2014, quando assumiu o posto deixado por Di Stéfano, outro ídolo eterno da equipe, falecido naquele mesmo ano. Gento, Di Stéfano, Rial, Puskas e Kopa formaram a maior linha de ataque da história do Real Madrid.
O antigo ponta defendeu ainda a camisa da Espanha. Paco Gento foi campeão da Eurocopa de 1964 pela Fúria. No total, o ex-atleta atuou em 43 partidas pela seleção espanhola, entre os anos de 1955 e 1969, e fez parte do grupo da Roja nas Copas do Mundo de 1962 e 1966.
19/01 - Atualização e correção: O Real Madrid considera que Francisco Gento possui 24 títulos com a camisa do clube. A 24ª conquista é da Pequena Taça do Mundo, torneio internacional realizado na Venezuela entre as décadas de 1950 e 1960. Com Paco Gento em campo, o clube merengue foi campeão em 1956. A competição passou a ser considerada amistosa ao longo do tempo, por isso não foi considerada por parte da imprensa brasileira. Clubes como Corinthians (1953) e São Paulo (1955 e 1963) também venceram a Pequena Taça do Mundo.
Minuto de silencio por Gento en la Ciudad Real Madrid.#RealMadrid pic.twitter.com/xX4kcs0n3O
? Real Madrid C.F. (@realmadrid) January 18, 2022
Confira outras homenagens a Paco Gento
FC Barcelona expresses its condolences on the death of legendary Real Madrid player Francisco Gento. Rest in peace. pic.twitter.com/95JW8BSmt9
? FC Barcelona (@FCBarcelona) January 18, 2022
La RFEF lamenta el fallecimiento de D. Francisco Gento López, Leyenda del fútbol español.
? Selección Española de Fútbol (@SeFutbol) January 18, 2022
? https://t.co/And7mLeXSZ pic.twitter.com/Uyy16K5Qtk
? Our thoughts and prayers are with the family and friends of the great Paco Gento.
? FIFA.com (@FIFAcom) January 18, 2022
? A veteran of two FIFA World Cups and the only man in history to win six European Cups, Gento's loss will be mourned by the football community.@realmadriden | @SeFutbol