Diego Simeone completa 10 anos no comando do Atlético de Madrid
Técnico é o principal nome de um dos períodos mais vitoriosos do clube, com dois títulos de La Liga e duas conquistas da Europa League

SBT Sports
23/12/2021 às 16:20 • Atualizado 08/12/2023 às 18:23
Atualmente é quase impossível separar o Atlético de Madrid da figura de Diego Pablo Simeone. Nesta quinta-feira (23), o técnico argentino completa 10 anos no comando do time da capital madrilenha. O período sob a batuta do treinador marca um dos momentos mais vitoriosos da história colchonera.
Foi em uma sexta-feira, 23 de dezembro de 2011, que o Atlético de Madrid anunciou a contratação de Diego Simeone, então técnico do Racing, clube que o ex-meia tinha defendido ao longo da carreira. Mas a escolha fazia sentido ao argentino: a equipe de Madri também foi um dos clubes em que o aguerrido jogador atuou.
De lá para cá, Cholo comanda um período especial para os colchoneros. O comandante levou os Rojiblancos a oito títulos, sendo dois de La Liga (2013/14 e 2020/21), duas taças da Europa League (2011/12 e 2017/18), uma Copa do Rei (2012/13), duas Supercopas da Uefa (2012 e 2018) e uma Supercopa da Espanha (2014). Nunca um técnico foi tão vencedor pelo clube.
Os feitos não se restringem aos troféus, embora as taças sejam importantes. Antes do técnico, a última conquista colchonera do Campeonato Espanhol tinha sido em 1996 - com o argentino em campo. Sob o comando de Simeone, o Atlético de Madrid foi no mínimo 3º colocado nas nove edições de La Liga disputadas com o treinador.

O comandante ainda pôde mudar a história do clube na Liga dos Campeões, em termos competitivos. Simeone levou o Atlético a duas decisões do principal torneio de clubes do planeta, nas temporadas 2013/14 e 2015/16. A equipe foi derrotada pelo Real Madrid nas duas finalíssimas. Até então, a única final dos Rojiblancos na competição europeia havia sido em 1974 - revés para o Bayern de Munique.
Nas redes sociais, o time da capital espanhola comemorou a data especial. "Há 10 anos anunciamos o retorno de Diego Pablo Simeone. Hoje, mais do que nunca, temos orgulho do que conquistamos juntos", escreveu o time colchonero.
Hace 10 años anunciamos el regreso de Diego Pablo @Simeone. Hoy, más que nunca, nos sentimos orgullosos de lo que estamos consiguiendo juntos.#AúpaAtleti
? Atlético de Madrid (@Atleti) December 23, 2021
Mais do que troféus, vitórias e derrotas, o trabalho de Diego Simeone é uma raridade nos tempos atuais do futebol. O argentino rompe a barreira do tempo e repete feitos que pouquíssimos técnicos conseguiram, a exemplo de Alex Ferguson, no Manchester United (27 anos), e Arsène Wenger, no Arsenal (22 anos).
Em outra publicação, a equipe espanhola se referiu ao período como "a primeira década de Simeone". Se tudo assim permitir, a história de Diego Pablo Simeone com o Atlético de Madrid pode alcançar, quem sabe, mais uma década à frente do clube que parece ser a eterna casa do argentino.