Maior campeão da Copa América, Uruguai pega a Colômbia para voltar à semi após dez anos
Seleções se enfrentam neste sábado, no Mané Garrincha, pelas quartas de final da competição

SBT Sports
O Uruguai, maior campeão da Copa América, com 15 títulos, vai a campo diante da Colômbia, que venceu a competição apenas uma vez. A partida será realizada neste sábado (3), às 19h, pelas quartas de final, no estádio Mané Garrincha.
A Celeste tenta voltar a disputar uma semifinal de Copa América após dez anos. A última vez que o Uruguai ficou entre as quatro melhores seleções do continente foi em 2011, quando conquistou seu último título do torneio. Nas edições seguintes, em 2015, 2016 e 2019, a equipe caiu antes.
Na história da competição, o Uruguai possui vantagem no retrospecto contra a Colômbia. As duas seleções já se enfrentaram 11 vezes pela Copa América. São seis vitórias da Celeste contra três dos colombianos, além de dois empates.
Ao longo desta edição da Copa América, o Uruguai também acumula resultados superiores. A Celeste encerrou a fase de grupos na segunda colocação do Grupo A, com duas vitórias, um empate e uma derrota. A Colômbia, por sua vez, encerrou a fase de grupos na terceira colocação da chave B, com uma vitória, um empate e duas derrotas.
Apesar dos números favoráveis, o técnico uruguaio Óscar Tabárez ressaltou que o futebol é imprevisível.
"Não se pode dizer que um jogo de futebol é como um livro, que está tudo escrito. As ações e conceitos gerais de um jogo e suas relações de força e confiança vão mudando. É assim pois é o esporte coletivo com menos êxitos quantificáveis", disse o treinador.
"Em um jogo eliminatório é preciso ser correto. A exigência física não é a mais importante. Há esportes muito mais intensos e difíceis que o futebol. Mas a exigência mental é o que mais se precisa. Porque você pode estar jogando 120 minutos (jogo e prorrogação) e a partida não se definir. Virão os pênaltis e você vai precisar ainda mais desta virtude. O que costumo dizer é que jogadores de futebol são maratonistas da mente", completou.