De "quinta força" à vice-campeão; relembre a campanha do Santos na Liberta 2020
Correndo por fora dos apontados como favoritos e com crises internas, Peixe se superou e chegou à final no Maracanã
Santos na Libertadores 2020
SBT Sports
09/03/2021 às 16:44 • Atualizado 08/12/2023 às 17:42
Publicidade
Vice-Campeão da Copa Libertadores da América 2020, o Santos começou a temporada fora dos apontados como favoritos ao título. Em meio à crise financeira e política, time começou o planejamento do ano com Jorge Sampaoli deixando o clube, em busca de outro trabalho "mais competitivo", apesar do futebol bonito, que enchiam os olhos e trazia mudanças no time praiano.
O português Jesualdo Ferreira foi o escolhido para o cargo de treinador. Paralização de jogos e a pandemia acabaram tornando curta sua passagem. Na Libertadores foram dois jogos, com duas vitórias: 2 a 1 contra os Defensa y Justicia, fora de casa, e 1 a 0 contra o Delfín, na Vila Belmiro.
A partir daí teve início a era Cuca, que já conhecia os atletas e conseguiu unir o elenco, desgastado com os problemas internos, e transformar em uma família competitiva. Punido pela FIFA por divididas, primeiro com o Hamburgo, na compra de Kleber Reis, e depois Huachipato (CHI), na vinda de Soteldo e Atlético Nacional (COL), na compra de Felipe Aguilar, Santos precisou mais uma vez recorrer a sua base. Meninos da Vila apareceram e mostraram personalidade, sob o comando de Cuca, como Kaio Jorge e Lucas Braga, autores do gols importantes na temporada.
Um impeachment também agitou ainda mais o cenário. José Carlos Peres deixou a presidência do time e seu vice, Orlando Rollo, assumiu por alguns meses, já que em novembro chegou às eleições, vencida por Andrés Rueda.
Com "4% de chance", o alvinegro avançou em primeiro do Grupo G, com 16 pontos. Em seis jogos, foram cinco vitórias e um empate, com 10 gols marcados. Atrás apenas do Palmeiras, que teve a melhor campanha.
Defensa y Justicia 1 x 2 Santos
Santos 1 x 0 Delfín
Santos 0 x 0 Olímpia
Delfín 1 x 2 Santos
Olimpia 2 x 3 Santos
Santos 2 x 1 Defensa y Justicia
Liga de Quito 1 x 2 Santos (oitavas)
Santos 0 x 1 Liga de Quito (oitavas)
Grêmio 1 x 1 Santos (quartas)
Santos 4 x 1 Grêmio (quartas)
Boca Juniors 0 x 0 Santos (semifinal)
Santos 3 x 0 Boca Juniors (semifinal)
Palmeiras 1 x 0 Santos (final)